Para atravessar os ciclos de maré baixa, como o vivido pelo Brasil, faz toda a diferença ter um olhar mais aguçado e disposição para passar ao largo do pessimismo. Estes comportamentos são típicos de quem tem espírito empreendedor.
Segundo o professor Alessandro Saade, da BSP – Business School SP, a crise abre janelas de oportunidades para as empresas, e a cabe aos empreendedores estarem atentos. Desta forma, apesar do cenário previsto para 2015 – perspectiva de baixo crescimento, aumento da inflação e alta nos juros –, é possível “converter as dificuldades em algo positivo, desde que haja uma adaptação (do negócio) ao momento atual”.
Para isso, as empresas devem ter em mente o seguinte: na hora do aperto, é natural o orçamento familiar ser ajustado, mas as pessoas continuam a se alimentar, a se vestir e a se divertir. Assim, aquela viagem à Europa pode ser trocada por um destino mais próximo, mas as férias continuarão na agenda.
Em outras palavras, os empreendedores precisam encontrar um formato diferente de fazer negócios, para transformar o problema em solução. Mas atenção, não é hora de se aventurar, e sim investir em agilidade e criatividade para inovar.
Leia a matéria “Crise? Que Crise”, da Revista Conexão (Sebrae/SP), e saiba como aproveitar as oportunidades geradas por momentos de crise econômica, como o vivido pelo Brasil agora.
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Com informações e imagens do Sebrae/SP.
Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.