Matéria publicada na Revista W destaca a nova ferramenta de análise de dados para e-varejistas disponibilizada pelo Google Analytics. Os recursos vão permitir que os lojistas acompanhem mais dados sobre o comportamento dos consumidores na web e conversão de vendas.
A intenção é facilitar a coleta de informações mais precisas sobre clientes e gerar relatórios. A ferramenta foi batizada de Enhanced Ecommerce.
Os relatórios gerados podem medir a quantidade de produtos que cada visitante vê, adiciona ou remove de seus carrinhos de compra, quantos abandonam ou completam transações. Também será possível ver taxas de conversão por produto e o valor médio dos pedidos feitos na loja, assim como os casos de reembolso.
Os e-varejistas poderão usar Enhanced Ecommerce por marca ou categoria de produto, criando relatórios customizados.
A nova funcionalidade faz parte da versão grátis do Google Analytics e atualmente está em versão beta. A versão final deverá estar pronto nos próximos meses, segundo a empresa. Um curso de treinamento para que os lojistas saibam como utilizar a plataforma também será disponibilizado na Google Analytics Academy.
A ideia é oferecer suporte para os empresários de e-commerce, principalmente os de pequenas porte que normalmente não têm um especialista dedicado à tarefa de monitorar métricas da loja virtual.