Hidroponia é um negócio que está relacionado à qualidade de vida e a produção de alimentos saudáveis de forma eficiente. O termo vem do grego hidro ponos, que significa “trabalho na água”. É uma técnica de cultivo de hortaliças, frutos e flores, em que as plantas não entram em contato com o solo, mas em soluções nutritivas, que são preparadas cuidadosamente para nutrir a planta, circulando entre suas raízes.
Trata-se de um cultivo limpo, no qual a planta recebe apenas o que necessita e na dose correta: sol, apoio, água arejada e nutriente. A técnica permite cultivar qualquer espécie de planta. Alface e tomate são as culturas mais difundidas. Pode-se citar também: abobrinha, pimentão, pepino, morango, melão e plantas ornamentais como crisântemos, rosas e gladíolos.
Adeptos à cultura
É crescente o número de agricultores que vêm preferindo utilizar sistemas hidropônicos de cultivo. Nos últimos anos, o aumento do mercado tem ajudado o desenvolvimento de novas técnicas de cultivo, assim como novos recursos e tecnologias sobre o assunto. Existem diferentes técnicas hidropônicas e todas têm o mesmo objetivo: produzir plantas sem fixá-las diretamente no solo.
Partindo-se deste princípio, de que não há necessidade do solo para a produção agrícola, pode-se pensar em produzir em qualquer local e em qualquer época do ano. Isso se aplica tanto para áreas desérticas e áridas, quanto para áreas urbanas. Outra característica da agricultura hidropônica é produzir no interior de estufas fechadas. O fato da planta não ter contato direto com o solo e ficar dentro de uma estufa, reduz bastante a contaminação e modifica as condições meteorológicas, o que resulta em plantas mais sadias, podendo ser produzidas, praticamente, durante todo o ano.
Tais atividades absorvem muito bem a mão-de-obra familiar. Idosos, jovens, crianças, homens e mulheres: todos podem participar. Não há capina, nem manuseio com tratores e implementos agrícolas.
Fatores que podem inibir o crescimento do negócio
Custos de produção mais altos que a agricultura tradicional, preço elevado da estrutura física e escassez de mão-de-obra especializada. Esses fatores podem refletir no preço dos alimentos hidropônicos que chegam ao consumidor. Por isso, antes de começar um projeto de hidroponia, o produtor deve fazer uma análise do mercado para verificar qual o melhor cultivo para a sua região, analisar o preço que poderá vender estes produtos e quanto é necessário produzir para obter lucro.
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