Em artigo publicado no Webinsider, o consultor web Daniel Rodrigo Bastreghi argumenta que técnicas de marketing de varejo em um negócio B2B não funcionam e o inverso também não dá certo. De acordo com ele, são grandes as diferenças existentes entre o marketing de varejo e o marketing entre empresas, que pede especialização dos profissionais.
“As teorias e técnicas do marketing evoluíram muito nas últimas décadas. O crescimento da internet, o surgimento de novos softwares, o avanço da neurociência e da psicologia, entre tantas outras novidades, trouxeram uma enxurrada de possibilidades aos profissionais de marketing. Por outro lado, a facilidade do acesso à informação, o aumento das preocupações com o meio ambiente e a onda do politicamente correto provocaram mudanças radicais no comportamento de compra e obrigaram os mesmo profissionais a reverem muitas de suas práticas”, afirma.
Bastreghi chama a atenção para o fato de que, assim como em outras áreas, o marketing está cada vez mais subdividido em especialidades. “Afinal, existem muitas diferenças entre vender sorvetes e vender insumos para uma indústria, por exemplo”.
Por isso, dificilmente um profissional de marketing generalista conseguiria alcançar resultados satisfatórios em ambos os casos. Enquanto isso, as faculdades continuam a apresentar técnicas e teorias sem o necessário aprofundamento. “Por uma questão de familiaridade, os cursos pendem para o mercado varejista. Pouco é falado sobre o rentável e gigante mercado B2B”.
Para ajudar os interessados em estratégias B2B, o articulista segue o texto apresentado algumas especificidades desse tipo de marketing. Para saber quais são elas, leia a íntegra do texto.