Com o avanço das tecnologias da informação e comunicação, o processo de compras públicas também se modernizou e passou a utilizar os recursos da internet para operacionalizar as contratações. O portal Comprasnet é disponibilizado para realização de processos eletrônicos de aquisições e disponibilização de informações referentes às licitações e contratações promovidas pelo governo. É gerenciado pelo Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão – MPOG.
Pelo Comprasnet podem ser realizadas as licitações previstas na Lei nº 8.666, de 21 de junho de 1993 (convites, tomadas de preço e concorrência), os pregões e as cotações eletrônicas. Além disso, no portal Comprasnet podem ser consultados os editais e acompanhadas as licitações. São também disponibilizadas publicações, legislação e informações sobre contratações realizadas e cadastro de fornecedores, dentre outras.
Também pelo Comprasnet, os fornecedores podem ter acesso a diversos serviços, como o pedido de inscrição no Sistema de Cadastramento Unificado de Fornecedores – SICAF, a obtenção de editais, a participação em processos eletrônicos de aquisição de bens e contratações de serviços, dentre outros.
Para garantir segurança na troca de informações, a maior parte das consultas e serviços destinados aos fornecedores está disponível em área restrita e requerem o fornecimento de login e senha. Para realizar seu cadastramento no Comprasnet e obter login e senha para utilizar os serviços disponíveis aos fornecedores, acesse o link: Cadastramento Comprasnet. Veja também o caminho na figura abaixo (clique na figura):
Atenção! Para realizar esse cadastro é necessário ter credenciamento ATIVO no SICAF. Conheça sobre o SICAF no link: http://sebraemercados.com.br/?p=21857.
Serviços aos Fornecedores
Após efetuar o cadastramento no Comprasnet, todos os fornecedores terão automaticamente ao seu dispor os seguintes serviços:
- Download do catálogo de materiais e serviços: permite ao fornecedor adquirir o catálogo da linha de fornecimento de materiais e serviços cadastrados no SICAF.
- Download de editais: permite ao fornecedor adquirir e consultar todos os editais disponíveis no site.
- Consulta Listas Classificadas: serve como um importante guia de opções de compras para o Governo, pois fornece a relação de seus fornecedores, cadastrados no SICAF. De maneira prática informa quem vende o quê.
O usuário Administrador, responsável pelo cadastramento da empresa no Comprasnet, poderá optar ainda pelos seguintes serviços:
- Consulta Situação SICAF: permite que o fornecedor verifique a sua situação no SICAF, assim como a validade do seu cadastro.
- Pregão Eletrônico: informa os pregões eletrônicos que estão disponíveis no site, permitindo que o fornecedor envie suas propostas e participe das sessões públicas virtuais, enviando seus lances.
- Cotação Eletrônica: informa as cotações eletrônicas que estão disponíveis no site, permitindo que o fornecedor envie suas propostas e lances.
- Atualização de dados cadastrais no SICAF: permite que o fornecedor atualize seus dados cadastrais no SICAF: CNPJ, Razão Social, endereço, telefone e e-mail.
- Avisos de Licitações e Cotações por e-mail: esta funcionalidade irá enviar aos fornecedores, via e-mail, os avisos de licitações para as linhas de fornecimento e regiões de seu interesse, informadas durante o cadastramento no Comprasnet.
- Avisos de Vencimento de Certidões: esta funcionalidade irá enviar aos fornecedores, via e-mail, os avisos de vencimento das suas certidões no SICAF.
Saiba mais sobre compras públicas no link: http://sebraemercados.com.br/?author=25.
Fontes: Portal Comprasnet, disponível em: https://www.comprasnet.gov.br/ e Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão, disponível em: http://www.governoeletronico.gov.br/acoes-e-projetos/compras-eletronicas/sistema-integrado-de-administracao-de-servicos-gerais-2013-siasg/index/portal-de-compras-do-governo-federal-comprasnet.