Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Paraná quer dobrar produção de carne de peixe

Paraná quer dobrar produção de carne de peixe
Peixe_PR

Foto: Christian Rizzi/ Gazeta do Povo

Matéria publicada na Gazeta do Povo do dia 11 de junho destaca iniciativas que devem ser adotadas pelo Estado do Paraná com o objetivo de dobrar o cultivo de peixes das atuais 40 mil toneladas para 80 mil até 2015. Medidas como a dispensa de licenciamento ambiental para a produção em pequenas quantidades e a possibilidade de inserir a tilápia no Lago de Itaipu surgem como pilares para alavancar o setor.

No Encontro de Su­pe­­rintendentes Federais de Pesca e Aquicultura, realizado na última semana, em Foz do Iguaçu (PR), o Instituto Ambiental do Paraná (IAP) anunciou que vai aderir à proposta do Ministério da Pesca e da Aquicultura de liberação dos pequenos cultivos de pescado sem a necessidade de licenciamento ambiental. A medida vale para áreas de até dois hectares de lâmina d’água. Projetos de dois a 10 hectares podem ser contemplados com a simplificação do licenciamento e redução de custos.

Norma do Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) também dispensa o licenciamento para áreas de 1 mil metros cúbicos em tanques-redes ou cinco hectares quando se trata de escavação para a produção familiar. “Isso não significa um descontrole da atividade. Ape­­nas facilita o acesso”, diz a secretá­ria de Pla­­­neja­men­to do Ministério da Pes­­ca, Maria Fernanda Nince Ferreira.

O crescimento do setor também é movido por incentivos do governo via Plano Safra de Aquicultura e Pesca, que oferta R$ 4,1 bilhões em crédito para a expansão da aquicultura e modernização da pesca. Outra alavanca é o consumo, cuja perspectiva no Brasil é passar dos atuais 9,9 quilos per capita ao ano para 12 quilos, até 2020.

A possibilidade de cultivar a tilápia no Lago de Itaipu surge como forte aliado para o desenvolvimento da piscicultura paranaense. Na avaliação do ministro da Pesca e Aquicultura, Marcelo Crivella, a liberação contribuiria para expandir a produção nacional.

Só no Lago de Itaipu poderiam ser produzidas 400 mil toneladas por ano, volume bem acima da marca de 4 mil toneladas de hoje. “Somente com Itaipu, podemos dobrar a produção de pescado nacional, com apenas 1% das águas do Lago, e chegar a R$ 6 bilhões de renda que seriam injetados na economia”, diz.

10 quilos de peixe por pessoa ao ano são consumidos no Brasil, conforme a Cogo Consultoria. Em meia década, o consumo aumentou 3 quilos, mostra a estimativa. As carnes de suíno (15 kg), bovino (43 kg) e frango (46 kg) ainda têm demanda bem maior.

Para saber mais, leia a íntegra da matéria.

You must login to add a comment.

Posts relacionados