O seu negócio está preparado para competir no mercado externo? Com o objetivo de ajudar você a conhecer a resposta para esta questão, o Sebrae desenvolveu uma ferramenta gratuita e fácil de ser utilizada.
Trata-se do autodiagnóstico on-line, um questionário elaborado por especialistas em comércio exterior e que tem como objetivo ajudá-lo a compreender em que estágio está a sua empresa em relação ao processo de internacionalização.
O preenchimento leva em torno de 30 minutos e, ao final, será gerado um relatório automático com uma avaliação em gráfico e recomendações específicas baseadas em suas respostas.
Vale lembrar, contudo, que para obter um diagnóstico realista que permita direcionar recomendações realmente úteis para sua empresa/atividade, é muito importante que seja preenchido pelo próprio empreendedor e que você seja honesto consigo mesmo no preenchimento.
Processo completo de atendimento
O autodiagnóstico on-line é a primeira fase de um processo abrangente de atendimento que ainda inclui uma consulta com um técnico do Sebrae (segunda fase) e a possibilidade de uma visita de consultores especialistas em sua empresa/local de produção (terceira fase).
Isso significa que, caso tenha interesse, o cliente pode aprofundar a avaliação contatando o Sebrae local para marcar um atendimento com um técnico capacitado que vai aplicar uma versão mais completa do questionário por meio de uma entrevista, verificando as respostas da primeira fase e fazendo novas perguntas.
Durante este atendimento o cliente já vai receber as primeiras orientações e no final receberá o Kit Qualificação para Internacionalização, contendo:
– Um documento impresso, com:
- Uma avaliação mais aprofundada por setor da empresa;
- Uma lista com recomendações de tarefas mais detalhada por setor;
- Informações específicas direcionadas sobre os produtos e serviços do Sebrae, indicando as capacitações e consultorias específicas mais apropriadas, disponíveis em seu Estado;
- Informações específicas direcionadas de produtos e serviços de parceiros, disponíveis em seu Estado, além de links e outras referências úteis.
– Um conjunto de folders e folhetos de produtos Sebrae e Parceiros.
Ao final da segunda fase, dependendo de seu estágio de prontidão, a empresa poderá também ser convidada/sugerida a participar de projetos coletivos do Sebrae ou parceiros onde poderá se beneficiar de capacitações, consultorias e/ou ações promocionais ou comerciais junto a outras empresas de seu setor.
Já a terceira e última fase do atendimento focado na internacionalização dos negócios consiste em uma visita de consultores especializados à empresa. Ao final, os empreendedores receberão o Kit Internacionalização, que compreende:
– Plano de Qualificação, contendo:
- O relatório final do diagnóstico da capacidade de internacionalização;
- Indicação das medidas de ajuste concretas para cada setor da empresa, incluindo capacitações e consultorias;
- Programação de cursos do Sebrae e dos parceiros de seu Estado, com a recomendação dos cursos específicos indicados para o empreendedor;
- Próximos pasFaça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.Faça um pergunta sobre o seu negócio em Sebrae Respostas.sos para contratar eventuais consultorias.
– Plano de Acesso ao Mercado Internacional, contendo:
- Inteligência de mercado básica;
- Principais países importadores;
- Principais países destinos de exportações brasileiras;
- Tendências o mercado internacional;
- Estratégias de sucesso mais comuns no setor;
- Principais feiras e eventos do setor;
- Recomendações de estratégias de acesso aos principais mercados;
- Primeiros passos.
Para conhecer melhor todos os detalhes do atendimento, entre em contato com o Sebrae de seu estado.