Você sabia que existem aproximadamente mais de seis mil satélites girando na órbita da Terra? E que em algum momento eles podem simplesmente cair em qualquer lugar e inclusive causar interferências no sinal de aparelhos eletrônicos como celular, GPS e outros?
Em 2010, o Brasil sancionou a lei 12.305, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS) e demarca, entre as metas mais imediatas, o fim dos lixões até o final 2014. No entanto, segundo estudo realizado pelo IPEA, dificilmente essa meta será cumprida. Isso porque existem¬ mais de 2.900 lixões espalhados por 2.810 municípios no País e são coletados por dia cerca de 183 mil toneladas de resíduos sólidos gerados nos centros urbanos do Brasil.
Cabe ressaltar que a coleta seletiva é ainda um grande desafio a ser superado no Brasil. De acordo com estudo do IPEA, a taxa de coleta seletiva está entre 25% e 40% nos nas Regiões Sul e Sudeste respectivamente, mas o Norte e Nordeste apresentam modestos 5%.
Equipe Evoke
Face a esse ambiente extremamente delicado e preocupante para todo planeta, o Banco Mundial desenvolveu um jogo virtual denominado Equipe Evoke. O game é uma espécie de seriado, no qual os participantes são inseridos em cidades brasileiras com problemas ambientais e devem cumprir missões, encontrando alternativas para solucionar os desafios que a comunidade precisa superar. Um dos destaques desse aplicativo, disponibilizado também no Brasil, é a interação de pessoas por meio de redes em vários estados como: SP, SC, RJ e outros.
Com o jogo, além de sensibilizar-se com a causa ambiental, o empreendedor também poderá desenvolver suas habilidades empreendedoras e criativas por meio do cumprimento das missões. Pretende-se que ao final dessa aventura os participantes se engajem na elaboração de projetos, que poderão inclusive ser incubados e quem sabe até aplicados em problemas ambientais reais.
E então, vamos salvar o planeta? A versão beta está disponibilizada em equipeevoke.com até setembro de 2012. No Brasil, a iniciativa conta com o financiamento do Ministério da Ciência e Tecnologia e o apoio do Instituto Gênesis/PUC-Rio.
Se você se interessar em conhecer outros temas de sustentabilidade junto aos pequenos negócios, acesse http://www.rio20sebrae.com.br e conheça a participação do Sebrae na Conferência das Nações Unidas para o Desenvolvimento Sustentável – Rio + 20.
…
Edição: Fernanda Peregrino, F&C Comunicação e Projetos.