Com a evolução da sociedade e aumento expressivo da concorrência, os conceitos de marketing também evoluíram. A nova ciência do marketing trata especificamente de como que as empresas podem obter mais lucros com atividades mais próximas dos clientes.
Entender e compreender os clientes
Simples ações como perguntar se a comida estava boa, se o atendimento foi bom, se o produto atendeu a expectativa ou algo similar, trazem o cliente para mais perto da empresa e facilitam o desenvolvimento de produtos e serviços mais adequados, o que consequentemente aumentará o consumo e acarretará em mais receita e lucros.
Valorizar a escolha do cliente pela sua empresa
É preciso ter a consciência de que o custo de um produto para o cliente não é somente o preço financeiro/monetário que ele paga. Também é preciso entender que até o cliente chegar à nossa organização há outros custos envolvidos, como o psicológico (comprar ou não? devo poupar? será que vale a pena?) e o tempo (que levou para chegar até o local, para sair, para pagar e etc.).
Com base nisso, o negócio deve criar uma experiência que aproveite e valorize ao máximo a presença do cliente na empresa. Tal experiência é diferente de simplesmente atender, ou seja, é um ato mais proativo em relação ao cliente. Deve-se tornar a entrega do produto (bem + serviço) um momento mágico.
Analisar os comportamentos de compras
Várias pesquisas já publicadas revelam que é mais caro, no mínimo três vezes, conquistar um novo cliente do que manter o atual. No entanto, poucas empresas utilizam-se dessa estratégia de retenção e as que fazem usam geralmente somente dados estáticos. É preciso evoluir para a busca de insights (ideias/estratégias), que permitirão criar produtos e serviços personalizados e saber muito sobre o cliente. Com isso, é possível aumentar a satisfação da clientela, reduzir os custos e fazer crescer os lucros no médio e longo prazo.
Os empresários de pequeno porte devem ficar atentos a esses “mandamentos” da nova economia, pois a concorrência hoje é global. Eu posso optar em investir o meu dinheiro em uma viagem nacional ou internacional, ter um automóvel nacional ou importado, frequentar um show artístico nacional ou internacional, apreciar uma gastronomia nacional ou internacional. E, como a qualidade já faz parte do “pacote básico” de qualquer produto, o grande diferencial será a forma com que cada empresa se relacionará com os seus clientes, criando experiências positivas inesquecíveis e trazendo-os cada vez mais para junto de seus processos produtivos, reduzindo custos e potencializando seus lucros.