Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Como vender para o governo – Vantagens para MPE

Por lei, as micro e pequenas empresas têm vantagens em concorrências públicas. Os pequenos negócios representam cerca de 99% das empresas do país. Assim, aumentar a participação de pequenas e micro empresas em processos licitatórios de compras governamentais incentiva a criação de mais vagas de emprego em âmbito municipal, estadual e nacional.

A lei que rege as vantagens para as MPE nas licitações de compras é a Lei Geral de MPE 123/2006. Essa lei apresenta várias vantagens competitivas as pequenas empresas para que estas participem dos certames licitatórios, dentre as quais a possibilidade de dilação de prazo para negociação de dívidas tributárias mesmo após a realização da licitação e, além disso, uma vantagem que efetivamente é crucial no momento da licitação. Trata-se do disposto nos artigos 44 e 45 da dessa lei.

Basicamente o que se extrai do texto legal é na verdade um privilégio dado as pequenas empresas que, no decorrer do processo licitatório tem o poder de apresentar a última proposta, garantindo-lhes a vitória do certame, desde que vislumbrados todos os requisitos propostos nos artigos (conhecido como Empate Ficto).

Outras vantagens que a lei proporcionou foram o amparo jurídico e legal e a obrigatoriedade de exclusividade para contratação de micro e pequenas empresas nos casos de licitações até R$ 80 mil reais e essa regra também vale para licitações maiores em que existem lotes de até R$ 80 mil reais.

Existe também a chance do empreendedor obter parcerias com grandes empresas por meio da subcontratação em licitações, aumentando suas chances de obter sucesso no processso licitatório.

Esse é um dos muitos cursos disponíveis no EAD do Sebrae. Confira e matricule-se.
Confira também: Como Vender para o Governo 8 – Minimize riscos.

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade.
Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas?
Acesse:
http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

1 comentário

  1. […] Lembre-se também de se inscrever no Canal do Sebrae no Youtube para acompanhar nossos vídeos e informações. Confira também: Como Vender para o Governo 7 – Vantagens para MPE. […]

Posts relacionados