Comércio impulsiona confiança e crescimento do empresário, em fevereiro.
O Índice de Confiança Empresarial (ICE) medido pela Fundação Getulio Vargas (FGV) teve um aumento de 0,6 ponto em fevereiro de 2023, atingindo 89,2 pontos na escala de 0 a 200 pontos. O resultado cessa uma sequência de quatro quedas sequentes do índice e sugere uma retomada da confiança dos empresários no país.
O ICE é composto pelos índices setoriais de indústria, comércio, serviços e construção. A alta em fevereiro foi puxada pela confiança do comércio, que cresceu 3 pontos, apesar de ainda ter o menor índice de confiança entre os quatro segmentos pesquisados (85,8 pontos). O setor da construção também teve alta (0,8 ponto), se mantendo como o segmento com maior confiança (94,4 pontos). Já a indústria registrou uma queda de 1,1 ponto, atingindo 92 pontos, enquanto os serviços caíram 0,4 ponto e chegaram a 89,2 pontos.
O Índice de Expectativas, que mede a confiança dos empresários no futuro, teve um aumento de 1,9 ponto e chegou a 87,9 pontos. Já o Índice da Situação Atual, que mede a percepção dos empresários sobre o momento atual, caiu 1 ponto e atingiu 89,9 pontos, o menor nível desde fevereiro do ano passado que marcava 88,1 pontos.
A melhora na confiança do comércio e da construção indica uma recuperação da atividade econômica em setores que foram particularmente afetados pela pandemia de COVID-19, e pode sinalizar uma recuperação mais ampla da economia brasileira. No entanto, a queda no Índice da Situação Atual reflete o momento atual ainda difícil da economia e pode ser uma indicação de que a recuperação será gradual e desigual entre os setores.
De forma geral, o aumento do ICE em fevereiro é uma notícia positiva para a economia brasileira, que vem sofrendo os efeitos da pandemia e enfrentando desafios políticos e institucionais. A recuperação da confiança dos empresários pode indicar um maior investimento e crescimento econômico no curto e médio prazo.
Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, clique aqui!
Participe das Comunidades Sebrae no Telegram
São 12 opções para você escolher! Toda semana o Sebrae tem um conteúdo novo que
interessa ao seu negócio. Siga os temas que te interessam nas Comunidades do Sebrae no Telegram.