Um Fatiador de Frios é projetado para reduzir o tempo de preparação dos alimentos. O fatiador perfeito para sua cozinha comercial depende de suas necessidades. Ao comprar um fatiador de carne comercial, você descobrirá que existem muitas variáveis:
- Tamanho
- Preço
- Características de segurança
Hoje, vamos abordar algumas dicas básicas que todo dono de restaurante pode seguir ao escolher o equipamento de fatiamento .
Comece com tipos de Fatiadora de Frios
Você encontrará uma variedade de fatiadores diferentes por tipos e recursos. Existem três fatiadores de “propósito” principais que você encontrará:
- Serviço leve . Equipamento de baixo volume que pode ser usado para fatiar carne ou legumes. Essas máquinas são melhor usadas por uma hora ou menos por dia e não são projetadas para cortar itens congelados.
- Serviço médio. Um bom fatiador comercial que é ideal para quando um restaurante precisa de algo mais poderoso do que uma opção leve, mas não tão poderoso quanto um modelo pesado. Esses modelos podem suportar várias horas de uso por dia, e esta é uma ótima opção como cortador de carne pequeno. O queijo só deve ser cortado por no máximo 30 minutos com esses fatiadores, ou conforme recomendado no manual do usuário.
- Pesado . Os modelos top de linha se enquadram nessa categoria e são os que os grandes restaurantes usam. Os motores são projetados para suportar o uso intenso e, embora caro, este é o melhor cortador de carne disponível. Esses fatiadores são sua melhor opção para um fatiador de carne congelada e são o que você encontraria em um açougue.
Mas você também encontrará cortadores de manivela, elétricos e automáticos disponíveis.
Manivela ou modelos manuais
O modelo manual (também conhecido como cortador manual ) é o que você teria visto usado em delis ou açougues há muito tempo. Esses modelos não possuem componentes eletrônicos, portanto, embora sejam mais duráveis do que os modelos automáticos ou elétricos, também exigirão mais mão-de-obra.
Mais adequado quando a carne raramente é fatiada, e você também encontrará opções disponíveis para fatiar carne congelada.
Novamente, esses modelos são frequentemente encontrados em residências, mas você pode vê-los em cozinhas menores, onde o corte de carne não é um processo frequente. Esses modelos geralmente podem cortar:
- Frios
- Vegetais
- Queijo
Modelos elétricos
Um cortador de alimentos elétrico será capaz de lidar com uma variedade de carnes, queijos e legumes. Esses modelos terão limitações com base no motor, portanto, se você deseja cortar queijos com frequência ou carnes congeladas, precisará encontrar um modelo que ofereça esses recursos.
Os modelos elétricos são os mais comuns e vêm com proteções de segurança e configurações de espessura.
O tamanho da lâmina será muito importante ao fazer sua seleção. Lâminas maiores são projetadas para lidar com cortes maiores de carne, e o tamanho que você precisa dependerá muito do que seu restaurante oferece.
Cortadores automáticos de alimentos
O cortador de carne automático não será barato, mas é o melhor cortador para uma cozinha ocupada que precisa cortar carne rapidamente. Há uma variedade de modelos para escolher, e você descobrirá que o modo automático geralmente pode cortar 40 ou mais fatias de carne por minuto.
Existem paradas para espessura, e muitos desses modelos também têm uma opção de ajuste para usar o modo manual. Os grampos permitirão que você prenda cortes de formas segurança no lugar. Ajustes rápidos e fáceis permitem maior segurança, e você precisará revisar as dimensões máximas de cortes que podem caber na Fatiadora de Frios antes da compra.
Modelos de alta qualidade também podem incluir:
- Motores multi-velocidade
- Exposição zero a faca
- Afiadores embutidos
- Configurações de espessura
Os donos de restaurantes devem sentar e anotar todas as carnes, queijos e vegetais que planejam cortar com o Fatiador de Frios. Enquanto um modelo pode ser projetado para lidar com grandes lotes de fatias de queijo, muitos modelos não são.
O fatiamento de queijo é muito intensivo e, se o queijo for seu principal produto, você deve investir em um fatiador de queijo comercial ou em um fatiador de carne e queijo de alta qualidade. Ao fatiar o queijo, mais fricção é produzida devido à densidade e textura do queijo. Uma regra geral é que você precisará de um motor com pelo menos 1/2 HP para fazer cortes de carne muito pequenos.
Se você planeja cortar cortes congelados, isso sobrecarregará muito o motor do equipamento. É melhor usar um motor de ponta projetado para a intensidade do corte de carnes congeladas se você quiser evitar o desgaste do motor imaturo.
Requisitos de tamanho da lâmina
O aço inoxidável é o material ideal para as lâminas e, quando devidamente afiadas, essas lâminas cortam quase qualquer carne com facilidade. O tamanho da lâmina deve ser baseado nas necessidades do seu restaurante.
Uma regra geral para tamanhos de lâminas é a seguinte:
- As lâminas de 12 polegadas são uma ótima opção geral e são o tamanho mais comum
- As lâminas de 12 a 14 polegadas são projetadas para Fatiador de Frios Premium
- As lâminas de 9 a 10 polegadas são destinadas a uso mais leve e restaurantes menores
A qualidade da lâmina será importante, mas você também terá uma série de outros recursos a serem considerados ao escolher o equipamento de corte certo.
Recursos a serem considerados para equipamentos de fatiamento
O Fatiador de Frios vem com muitos recursos e, além do tipo e do tamanho da lâmina, você também deve considerar o seguinte:
- Potência. A potência do motor depende de quanto uso frequente a unidade pode suportar. Quanto maior a potência, mais intenso o uso do motor será capaz de suportar sem queimar.
- Tamanho. O tamanho do carro ou o tamanho da bandeja do produto é o tamanho do produto ou da carne que pode caber dentro do carro. Você verá que a maioria dos modelos acomoda tamanhos de 7,5 polegadas a 12 polegadas, mas você pode encontrar tamanhos de carro maiores se precisar deles.
- Perna de limpeza. Uma perna especial que pode ser puxada para sustentar o fatiador de carne. Estas pernas permitem uma limpeza muito mais fácil e permitem uma limpeza completa por baixo da unidade.
A segurança também deve ser uma preocupação fundamental. É fácil para uma pessoa que está preparando comida cortar o dedo em um Fatiadora de Frios . Mas os slicers mais novos vêm com recursos importantes que permitirão que você seja muito mais seguro ao fatiar do que no passado.
Alguns dos principais recursos e designs de segurança a serem considerados são:
- Guardas. Os protetores de faca evitarão a exposição da lâmina e possíveis ferimentos ao cortar. Alguns guardas saem, mas outros ficam permanentemente presos. As proteções permanentes oferecem o máximo em segurança e serão capazes de evitar riscos de corte.
- Intertravamento da placa do medidor. Um recurso importante que permite que o medidor seja definido como zero para que possa ser inclinado. Quando definido como zero, você poderá remover a bandeja do produto para uma limpeza rápida e fácil. A borda da lâmina será protegida para uma limpeza mais fácil e segura.
Você também descobrirá que muitos modelos vêm com uma opção de liberação sem tensão. O que essas opções oferecem é uma máquina que não reinicia sozinha após ser desconectada ou ter a energia interrompida.
Fatiador Preço – Você que está começando agora a montar o seu estabelecimento ou está pensando em expandir, deve estar se perguntando qual o valor Fatiador de Frios, ele vai variar entre R$400,00 a R$15.000 reais, dependendo do modelo.
A última coisa que você vai querer procurar é a garantia da máquina. Alguns modelos terão falha prematura do motor e, se isso acontecer sob uso padrão, você poderá devolver a unidade ou repará-la gratuitamente. As garantias são geralmente de 1 a 2 anos.