Você já ouviu falar em dark kitchen, ghost kitchen ou cloud kitchen? Todos esses termos se referem ao mesmo modelo de negócio, que vem ganhando cada vez mais espaço no mundo. São restaurantes focados na entrega, sem um espaço físico para atendimento presencial, que, com o início da pandemia e a popularização do delivery, se tornaram uma ótima oportunidade.
Uma pesquisa realizada pela Food Consulting, parceira do Sebrae, comparou os indicadores do delivery entre 2019 e 2020. O resultado se mostrou bastante positivo para o setor. No ano passado, 61% dos entrevistados afirmaram que só consumiram de restaurantes através do delivery, enquanto em 2019 esse número era de 10%.
Segundo o estudo, 61% dos pedidos são realizados via marketplace, ou seja, aplicativos de entrega. Além disso, 75% dos consumidores declaram que, mesmo com a reabertura dos estabelecimentos, pretendem continuar pedindo por delivery em uma frequência igual ou maior do que faziam antes da crise.
Como a tendência para muitas empresas é aderir permanentemente ao home office, a expectativa para os próximos anos é de crescimento para o food service. Afinal, restaurantes que entregam as refeições não só proporcionam conforto para os clientes, como também facilitam a rotina.
As dark kitchens oferecem diversas vantagens aos proprietários que aderem a essa nova modalidade, e a principal delas é a redução dos custos de operação. Gastos com decoração e atendentes são cortados, e o orçamento ganha uma margem maior para o que é essencial, como gás para comércio, suprimentos e equipamentos.
Outro diferencial bastante importante é a versatilidade para a localização. Como esses empreendimentos não oferecem atendimento presencial, a localização não precisa levar em consideração um bom fluxo de circulação de pessoas, o que aumenta as possibilidades de instalação em áreas com aluguéis mais baixos e espaços maiores para a cozinha.
Esse modelo de negócio também permite uma divisão dos esforços para a multiplicação dos lucros. O Brasil já conta com dark kitchens coletivas, que possibilitam o compartilhamento das cozinhas entre diferentes restaurantes, economizando os custos com aluguel e equipamentos e maximizando os lucros.
Por exigir um investimento menor, essa modalidade é uma ótima opção, tanto para quem quer começar a empreender, quanto para quem pretende criar franquias e expandir a área de atendimento. Este é o momento ideal para investir no delivery, pois as novas formas de consumo vieram para ficar. Então, aproveite a oportunidade e avalie se a dark kitchen é aplicável para o seu negócio.