Ao pensar em viagem, o primeiro planejamento deve ser o financeiro, mas isso não significa que todas as programações serão caras, ou mesmo pagas. Para ilustrar este cenário, selecionamos alguns pontos turísticos do Rio de Janeiro gratuitos que envolvem curtir muito a natureza, ainda que em meio aos prédios. Confira quais são:
- Parque Lage
Famoso por aparecer até em clipes de música internacional, o Parque Lage possui entrada gratuita e conta com cenários clássicos de cartões postais. Localizado próximo ao Jardim Botânico e aos pés do Morro do Corcovado, ele pode ser acessado a pé, de carro ou mesmo de ônibus. Perfeito para casais, famílias e passeios sozinhos, ele é parada obrigatória ao visitar o Rio de Janeiro.
- Pedra do Arpoador
Para apreciar o pôr do sol na Cidade Maravilhosa, a Pedra do Arpoador proporciona uma das vistas mais privilegiadas. Entre as praias de Copacabana e Ipanema, a dica é chegar cedo para garantir um bom lugar para conferir este espetáculo da natureza que conta com o Morro Dois irmãos, a Pedra da Gávea e o mar ao horizonte.
- Orla de Ipanema
Um dos locais mais conhecidos do Rio de Janeiro, a Orla de Ipanema é perfeita para fazer uma caminhada, apreciar a paisagem e curtir o som do mar, ou ouvir “Garota de Ipanema” nos fones de ouvido. Com hotéis e residências de luxo ao redor, é impossível viajar para o local sem passar pelo seu bairro mais prestigiado.
- Trilha do Pão de Açúcar
Outro dos cartões postais mais renomados da cidade, além de ir até o Pão de Açúcar pelo bondinho, também é possível realizar uma trilha, que tem duração média de 40 minutos. Considerada com nível baixo de dificuldade, o acesso pode ser feito pela Praia Vermelha e a recomendação é ir de tênis e levar uma garrafa de água, especialmente nos dias mais quentes.
É válido destacar que, por conta da pandemia, alguns dos locais citados podem estar temporariamente fechados, com horário de funcionamento alterado ou controle de pessoas. Assim, não se esqueça de pesquisar melhor sobre cada um deles antes de visitá-los, usar máscaras de proteção e ter um álcool em gel sempre em mãos, para aproveitar os passeios de forma segura.