A pandemia do Covid-19 afetou diretamente o hábito dos consumidores. Com as pessoas passando a maior parte do seu tempo em casa e com o fechamento das lojas físicas, devido às medidas de isolamento social, o comércio eletrônico ganhou um espaço ainda maior. Muitos setores foram obrigados a se reinventar e adotar uma abordagem totalmente focada no ambiente virtual, o que não só foi essencial para se manter no mercado como também foi muito benéfico.
O e-commerce já faz parte da vida de muitos brasileiros, mas, ainda assim, vários setores não tinham uma presença tão dominante virtualmente quanto tinham presencialmente, como é o caso daqueles voltados para alimentação, educação e saúde. Nem todos estavam preparados para esta mudança, e aqueles que se arriscaram precisaram fazer isso às pressas, mas os números comprovam que foi um passo importante não só para o momento em que vivemos, mas também para o futuro.
Confira os setores que se destacaram nas vendas online
Ainda que a previsão dos economistas fosse bem pessimista, levando em consideração a crise econômica que se intensificou no país durante a pandemia, alguns setores do e-commerce apresentaram um crescimento bem acima da curva. O maior deles foi o comércio de brinquedos, que se beneficiou muito com o fechamento das escolas e o fato de as crianças ficarem o dia inteiro em casa. Ao todo, o crescimento foi de 643% – disparado, a maior marca da pandemia.
O segundo lugar ficou com um dos setores que precisou se reinventar no ambiente virtual: o de supermercados. Com um crescimento de 448%, as grandes redes conseguiram se manter firmes, já que muitas pessoas passaram a comprar provisões online. O fechamento das academias e de outros ambientes voltados para exercícios físicos também alavancou a venda de artigos esportivos, que cresceu em 187%.
As farmácias também ganharam bastante espaço no e-commerce ao longo de 2020, com aumento de 74% e já apresentando um número de pedidos acima da média antes mesmo do isolamento começar oficialmente. O quinto negócio mais lucrativo no período foi o de games online, que aumentou 58% – lembrando que este mercado não se limita somente à venda de jogos eletrônicos, mas também a itens específicos dentro dos jogos.
Vale uma menção honrosa para outro setor que apresentou números surpreendentes: o da construção civil. Muitas pessoas aproveitaram o tempo que passaram em casa para reformar e fazer algumas mudanças, indo de coisas simples, como decoração, até algo mais complexo, como a troca completa de um piso tradicional por um piso vinílico, por exemplo. Tudo indica que esses setores continuarão apresentando bons números em 2021, já que a pandemia ainda é uma realidade e o isolamento continua sendo prioridade.