A pandemia forçou a reformulação de modelos de negócio no mundo inteiro. Mas, como uma série de limitações impede que todos consigam aderir ao comércio online e o número de contágios e mortos pela Covid-19 ainda está alto, é preciso adotar medidas para manter o atendimento presencial com segurança.
Não apenas a saúde dos consumidores deve ser priorizada, mas também a de profissionais e gestores. Para isso, é importante que as empresas criem um ambiente o mais seguro possível. Isso inclui organizar escalas de trabalho e manter a capacidade máxima de pessoas reduzida, para evitar aglomerações, além do distanciamento de, aproximadamente, dois metros entre atendentes e clientes.
Os cuidados devem começar antes mesmo da abertura do estabelecimento. Locais de maior contato como bancadas de atendimento, prateleiras, puxadores, maçanetas, interruptores e corrimões devem ser higienizados sempre que possível com água e sabão, álcool ou produtos apropriados para a desinfecção.
Reservar e limitar um espaço para a chegada de clientes e profissionais também é importante, pois facilita o trabalho de quem vai verificar a utilização da máscara. Ter uma bancada com álcool em gel para a higienização das mãos na entrada também ajuda no controle das medidas sanitárias.
Dependendo do nicho de negócio, agendar horários para o atendimento individual é uma boa opção. Mas, caso não seja possível, ter ao menos um telefone comercial para que o cliente possa encomendar a compra e retirar por drive-thru é algo que vem ajudando os comerciantes a conseguir um número maior nas vendas.
Sabemos que os ambientes devem ser o mais arejados possíveis para evitar a contaminação por aerossóis. Por isso, investir em aparelhos que garantam uma boa circulação do ar é fundamental. Uma alternativa é optar pelo uso de ar-condicionado inverter, atrelado a aparelhos de renovação mecânica do ar, pois eles conseguem filtrar corretamente as impurezas.
Agora que já falamos dos protocolos sanitários, é hora de partir para o protocolo humano. As máscaras são essenciais para diminuir os riscos de transmissão da doença, mas essa novidade mudou a forma como nos comunicamos, e isso é um fato. Apesar disso, não podemos perder a nossa cordialidade.
Podemos não conseguir mostrar o sorriso com a boca, mas a simpatia ainda pode ser transmitida, através do comportamento e do olhar. Sugira que os funcionários conversem com os clientes sempre olhando nos olhos e que, se possível, falem coisas positivas. Isso pode mudar o dia de alguém.