Você já realizou alguma compra pelo Mercado Livre? E na OLX? Se sua resposta foi não, provavelmente você já deve ter ao menos conhecido alguém que comprou nestes portais de vendas.
O portal de venda, também conhecido como marketplace, é uma plataforma disponível na internet que funciona como um centro comercial, no qual diversos vendedores oferecem seus produtos – e até serviços – para os compradores do portal.
Se você já comprou algo do Mercado Livre, como um produto de decoração, cosmético ou até mesmo já pensou em comprar ímã de neodímio, então já percebeu que as mercadorias são entregues com nomes diferentes, não é mesmo?
Isso, porque nesta plataforma é possível encontrar uma gama diversa de vendedores e fornecedores.
E se você tem uma empresa ou e-commerce, nós vamos te explicar neste post porque o marketplace tem se tornado cada vez mais popular e porque você deve aderir essa nova estratégia para aumentar as suas vendas!
Quer saber mais sobre tudo isso? Então não deixe de nos acompanhar neste conteúdo! Vamos lá?
1- Maior retenção de leads
A primeira vantagem do marketplace é que estas plataformas foram criadas com o intuito de um lead (potencial cliente) permanecer no portal por muito mais tempo.
Além disso, os leads que visitam um marketplace sempre costumam voltar com frequência, especialmente se a plataforma de venda tiver uma grande diversidade de produtos, e até mesmo produtos mais específicos (de nicho), como o sensor de temperatura e umidade, por exemplo.
2- Baixo investimento
Mais um benefício do marketplace é que ele se resume em uma estratégia de baixo investimento.
Ou seja, até mesmo para empreendedores no início da sua jornada, e que não possuem muitos meios para diversificar as estratégias, o marketplace é a melhor alternativa.
Como o marketplace já possui uma estrutura completa e alta otimização, não é preciso se preocupar com o desenvolvimento e manutenção da plataforma.
O único valor investido sobre esses portais de vendas é a comissão realizada sobre cada venda.
Essa comissão pode variar de acordo com o marketplace escolhido. No E-bay, por exemplo, a taxa é fixa de 10% sobre a venda e transação dos produtos.
3- Aumento nas vendas
Como resultado de utilizar uma plataforma totalmente especializada em vendas, onde as estratégias também já estão praticamente prontas, é possível ter um aumento expressivo no número das vendas.
Isso, pois você também estará divulgando seus produtos e serviços para captar novos clientes ativos em outras plataformas.
Ou seja, os clientes que estão buscando um determinado produto, como um quiosque de madeira, por exemplo, podem acabar caindo na sua página e complementar a sua compra com outros produtos disponíveis na plataforma.
3- Marketplace com relevância SEO
E nem precisamos frisar que os melhores portais de vendas também trabalham de maneira avançada com as técnicas de SEO (Search Engine Optimization), que significa Otimização para Motores de Busca.
Isso significa que elas normalmente estão em um bom posicionamento nos mecanismos de busca, como o Google ou o Bing, por exemplo.
Além disso, você pode melhorar ainda mais o posicionamento da sua página no marketplace, por meio de uma boa reputação, boas avaliações, e também adicionando imagens otimizadas e escolhendo palavras-chave relevantes.
Por fim, se você pretende apostar no uso de marketplace para alcançar mais clientes e vender mais, é importante analisar em quais desses portais de vendas o seu público está mais concentrado.
Agora que você já sabe tudo sobre o marketplace e suas principais vantagens, o que está esperando para obter sucesso e se destacar nas vendas? Gostou do post?
Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.