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6 dicas para uma melhor gestão na crise

6 dicas para uma melhor gestão na crise

É comum que empresas, mesmo aquelas que já estão consolidadas no mercado, passem por algum momento de instabilidade econômica, sejam elas comércios, indústrias de racks para servidor, escritórios, entre qualquer outro negócio.

Aliás, o isolamento social gerado pelo novo coronavírus (Covid-19), foi determinante para promover a estagnação mercadológica

No entanto, existe uma série de fatores que podem levar uma organização a passar por situações emblemáticas.

Uma pequena polêmica, escândalos ou até mesmo acidentes no ambiente empresarial contribuem para a negativação da imagem da marca no mercado. 

Portanto, se você é um empreendedor, líder ou gestor, precisa conhecer algumas dicas de como fazer uma boa gestão de crise para se manter preparado. Continue a leitura e confira o post que preparamos para você!

As 6 melhores dicas para uma boa gestão de crise

Em um cenário de crise, é fundamental que as organizações elaborem um planejamento prévio para contornar essa situação. Diante disso, um plano de ação deve ser colocado em prática para minimizar os efeitos econômicos. 

Pensando nisso, conheça agora as principais medidas para fazer uma boa gestão de crise. Ficou interessado? Acompanhe!

1. Aprimore a liderança 

O primeiro passo para fazer uma boa gestão de crise é desenvolver treinamentos, orientações e cursos constantes para o líder.

Dessa forma, é possível que o profissional mantenha a calma e desenvolva a capacidade técnica de contornar essa situação. 

Além disso, se sua empresa trabalha com dobra de chapa, entre outros, é fundamental que o líder transmita uma segurança maior para a equipe. Afinal, sem um treinamento constante, é possível que os colaboradores se desesperem. 

2. Elabore manuais com planos de ações 

A gestão de crise deve conter um manual com planos de ações. Nesse sentido, os direcionamentos estipulados devem ser seguidos por todos os colaboradores. Por isso, é necessário que as recomendações sejam claras e objetivas. 

3. Busque por soluções 

Outra dica importante é não perder tempo buscando o fator que gerou a crise. Geralmente, os gestores se preocupam em identificar o foco do problema e não em formas de como resolvê-lo. 

Portanto, se você atua com catalisador para tinta, por exemplo, lembre-se que durante uma crise a peça mais afetada é o público da empresa, no entanto, ele não quer saber quem gerou o problema, e sim, deseja obter uma solução. 

4. Seja sincero com o público da empresa

O público da empresa envolve os clientes, colaboradores, fornecedores, distribuidores, entre outros. 

Sendo assim, diante de uma crise, o ideal é ser sincero e apresentar a situação real da empresa, mesmo que as finanças revelem índices negativos nas vendas.

Dessa forma, não tente elaborar inúmeras desculpas para não causar preocupação. Faça ao contrário: explique o que aconteceu e se retrate. 

5. Aprimore a comunicação interna 

A comunicação interna é imprescindível para o desenvolvimento de uma organização. Afinal, os colaboradores são a peça chave para manter os resultados do seu negócio. 

Com isso, todos os líderes e colaboradores devem estar focados em encontrar soluções. E, para isso, precisam estar por dentro de todas as informações.

Dica bônus

Por último, e não menos importante, é interessante pensar nas ações pós-crise. Portanto, agora que você contornou a instabilidade econômica, identifique as melhores estratégias de comunicação, boas soluções e o desenvolvimento da sua capacidade técnica. 

Dessa forma, você verá que seguindo essas dicas a sua gestão de crise será executada de forma promissora! E aí, gostou do post?

Esse artigo foi escrito por Rafaela Ricardo, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.

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