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5 perguntas para investir ou desistir de vez de uma franquia

5 perguntas para investir ou desistir de vez de uma franquia

A avaliação pessoal do candidato a franqueado deve ser criteriosa e bem pensada
Foto: Lavinia Marin/Stock Xchng
Como avaliar se tenho perfil para uma franquia?
Respondido por Adir Ribeiro, especialista em franquias

Em um negócio do tipo franquia,
o empreendedor pode tem os direitos de uso de uma marca e de um sistema
de negócios que já foi testado em vários mercados. Para que o negócio
funcione, o franqueador deve estabelecer critérios claros de expansão e o
perfil de franqueado ideal. Apesar de a franquia apresentar baixa taxa
de mortalidade, há riscos.

Não pode haver a sensação de que é só comprar a franquia e o sucesso
será garantido. Mesmo com o poder da marca, o sistema de negócios, o mix
de produtos e outros aspectos importantes, será crucial a participação
do franqueado no dia a dia do negócio, o entendimento do mercado e a
gestão da franquia de maneira estruturada.

Por isso, é recomendável que o candidato à aquisição de uma franquia
realize uma auto avaliação bastante criteriosa e sincera, antes da
tomada de decisão final. Avalie, em primeiro plano, os seguintes
aspectos:

1) Você se identifica com o negócio?

É perceptível que quanto maior a identidade com o negócio, maior será a chance de sucesso.

2) Quais são as suas reais ambições?

Pense aonde quer chegar, se pretende manter só uma unidade e por quanto tempo.

3) Você entende que qualquer negócio tem riscos?

Reflita sobre ter um negócio próprio e os riscos que isso representa.
Mais uma vez, lembre-se de que franquia não é sinônimo de sucesso
garantido e de retorno do investimento em prazos curtos.

4) Você se encaixa no perfil da marca?

Avalie se o seu perfil como candidato se encaixa com o ideal desejado pela franqueadora.

5) Como você se vê no futuro?

Procure imaginar-se em um futuro próximo tocando o negócio franqueado e
avaliar se está alinhado com as ambições e sonhos já construídos.

Esse é um processo de grande relevância para o candidato e que pode ser decisivo para o sucesso do negócio.

Fonte: Exame
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