CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Perguntar é uma funcionalidade apenas para usuários registrados.
Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

5 métricas que para melhorar a rentabilidade do seu ecommerce

5 métricas que para melhorar a rentabilidade do seu ecommerce

fita_metrica_capa

Em geral, as lojas virtuais miram seus esforços em dois objetivos: aumentar vendas e melhorar conversão. No entanto, há outras métricas que podem ajudar o ecommerce a melhorar o desempenho.

Confira cinco métricas que as lojas virtuais não podem perder de vista se quiser manter a sua lucratividade:

1) Custo de aquisição de clientes
Esta métrica/indicador demonstra o custo total de aquisição de um novo cliente, incluindo qualquer ação de marketing e despesas relacionados à publicidade (Google Adwords, posts pagos em redes sociais, participação de eventos e materiais promocionais).

2) Período de Payback
Demonstra quanto tempo leva para o seu negócio recuperar o valor investido na aquisição de um cliente. Quanto mais cedo você paga o custo de aquisição, mais rápido seu negócio obtém lucro. Por exemplo, o seu custo médio de aquisição do cliente é de R$ 60,00 e seu lucro médio por encomenda é de R$ 20,00. Com base nesses dados, é preciso uma média de três compras para pagar o custo de aquisição de um cliente.

3) Margem Bruta por tipo de produto
Esta métrica financeira dá uma ideia das linhas de produto mais rentáveis. Assim, você pode criar campanhas de marketing para promover itens os quais a venda seja mais interessante para o seu negócio.

4) Receita por produto
Consiste na receita total gerada por um produto em um determinado período. Através dessa métrica é possível encontrar os itens que te ajudam a gerar mais caixa. Após identificar a receita por produto, é interessante analisar sua rentabilidade para conferir se a precificação está correta.

5) Rentabilidade por produto
Analisar a rentabilidade por produto significa deduzir do valor de venda seus custos diretos e indiretos. É importante acompanhar essa métrica para definir preços que sejam competitivos e rentáveis, para evitar surpresas desagradáveis.

Com informações de Luan Gabellini, da BetaLabs, para o R7.

Edição: Fernanda Peregrino, da FC Comunicação.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Sebrae

Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

Me siga