Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

5 cuidados importantes ao criar conteúdos sobre saúde em época de pandemia

5 cuidados importantes ao criar conteúdos sobre saúde em época de pandemia

Garanta que a pandemia possa ser um momento de informação ao criar conteúdos usando fontes confiáveis. Veja alguns cuidados importantes!

Quem atua com marketing digital sabe que criar conteúdos é sempre um desafio, pois existem diversos pontos que precisam de atenção e um planejamento adequado.

Quando se está em época de pandemia, como a atual, a situação fica ainda mais grave, pois, começam a ser publicadas muitas Fake News, e quando não se tem atenção é possível seguir algumas dessas como fonte.

Para que não cometa nenhum erro ao criar conteúdos, veja quais cuidados adotar.

  1. Responda as dúvidas mais comuns

Os leitores estão com algumas dúvidas e sabendo quem é o seu público é possível saber quais as principais questões.

Foque em produzir conteúdo que responda aos questionamentos e que serão atraentes pra quem está lendo.

Por exemplo, saber os sintomas a maioria sabe, mas muitos ainda têm dúvidas se o convênio deve cobrir teste de Covid-19, quais atendimentos estão cobertos e qual a carência do plano de saúde após demissão, já que muitos estão ficando desempregados.

  1. Procure por fontes confiáveis para criar conteúdos

É comum usar fontes diversas para escrever os criar conteúdos, pois elas servem de pesquisa. O problema é que fontes são essas.

Deve-se fazer uma triagem das referências a serem usadas, sempre dando preferência a sites governamentais, instituições reconhecidas ou veículos de mídia que possuem boa reputação e credibilidade.

Nunca use notícias publicadas em redes sociais ou sites que parecem tendenciosos, isso pode fazer com que passe informações falsas em seus artigos.

  1. Se possível, cite dados

Para que os artigo fiquem mais interessante, é indicado citar dados ao criar os conteúdos, pois isso permite que as pessoas tenham dimensão do que se está falando.

Citar quantos países estão sofrendo com a pandemia, o número de infectados, número de curados, quantidade de vacinas que estão sendo testadas e outros vale a pena.

Quanto mais dados forem citados, se torna mais atrativo o conteúdo e pode-se ajudar a reforçar uma ideia que foi apresentada no título, garantindo mais credibilidade.

Um ponto de atenção é que os dados mudam com frequência, por isso, sempre pesquise pelos mais atuais e cite a data em que ele foi válido.

  1. Mencione a sua fonte

Se não é um médico ou profissional da saúde, precisa criar conteúdos com informações confiáveis e a melhor maneira de fazer isso é citando suas fontes.

Pesquise o que médicos estão falando e reproduza as falas ou reescreva atribuindo ao autor, use dados de pesquisa ou instituições e mencione de onde foram tirados.

Fazendo isso consegue garantir que seu conteúdo seja confiáveis, sem falar que isso pode ajudar no rankeamento nos buscadores.

  1. Seja criativo ao criar conteúdos

Busque por novas pautas, fale aquilo que gera dúvida, mas ninguém ainda disse. Por exemplo, ao invés de falar que é necessário o uso de máscara, algo que já está sendo amplamente divulgado, aborde de que maneira ela pode ser contaminada se o uso for incorreto.

A criatividade combinada com dados verídicos e de fontes confiáveis fará com que consiga criar conteúdo que gere interesse.

Quando estiver fazendo o planejamento de seu próximo artigo, não se esqueça do que é preciso informar corretamente e que criar conteúdos exige responsabilidade.

Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net

You must login to add a comment.

1 comentário

  1. Excelente conteúdo! Sem sombras de dúvidas o distanciamento social impulsionou a capacidade de desenvolvimento social digital. Em que pese o dramático momento vivido em razão pandemia, a sociedade teve que buscar alternativas de caminhos para empreender, sendo o marketing digital um dos maiores instrumentos de resiliência no mercado de consumo.

    Magnus Rossi – Advogado e Empreendedor Digital

Posts relacionados