Garanta que a pandemia possa ser um momento de informação ao criar conteúdos usando fontes confiáveis. Veja alguns cuidados importantes!
Quem atua com marketing digital sabe que criar conteúdos é sempre um desafio, pois existem diversos pontos que precisam de atenção e um planejamento adequado.
Quando se está em época de pandemia, como a atual, a situação fica ainda mais grave, pois, começam a ser publicadas muitas Fake News, e quando não se tem atenção é possível seguir algumas dessas como fonte.
Para que não cometa nenhum erro ao criar conteúdos, veja quais cuidados adotar.
- Responda as dúvidas mais comuns
Os leitores estão com algumas dúvidas e sabendo quem é o seu público é possível saber quais as principais questões.
Foque em produzir conteúdo que responda aos questionamentos e que serão atraentes pra quem está lendo.
Por exemplo, saber os sintomas a maioria sabe, mas muitos ainda têm dúvidas se o convênio deve cobrir teste de Covid-19, quais atendimentos estão cobertos e qual a carência do plano de saúde após demissão, já que muitos estão ficando desempregados.
- Procure por fontes confiáveis para criar conteúdos
É comum usar fontes diversas para escrever os criar conteúdos, pois elas servem de pesquisa. O problema é que fontes são essas.
Deve-se fazer uma triagem das referências a serem usadas, sempre dando preferência a sites governamentais, instituições reconhecidas ou veículos de mídia que possuem boa reputação e credibilidade.
Nunca use notícias publicadas em redes sociais ou sites que parecem tendenciosos, isso pode fazer com que passe informações falsas em seus artigos.
- Se possível, cite dados
Para que os artigo fiquem mais interessante, é indicado citar dados ao criar os conteúdos, pois isso permite que as pessoas tenham dimensão do que se está falando.
Citar quantos países estão sofrendo com a pandemia, o número de infectados, número de curados, quantidade de vacinas que estão sendo testadas e outros vale a pena.
Quanto mais dados forem citados, se torna mais atrativo o conteúdo e pode-se ajudar a reforçar uma ideia que foi apresentada no título, garantindo mais credibilidade.
Um ponto de atenção é que os dados mudam com frequência, por isso, sempre pesquise pelos mais atuais e cite a data em que ele foi válido.
- Mencione a sua fonte
Se não é um médico ou profissional da saúde, precisa criar conteúdos com informações confiáveis e a melhor maneira de fazer isso é citando suas fontes.
Pesquise o que médicos estão falando e reproduza as falas ou reescreva atribuindo ao autor, use dados de pesquisa ou instituições e mencione de onde foram tirados.
Fazendo isso consegue garantir que seu conteúdo seja confiáveis, sem falar que isso pode ajudar no rankeamento nos buscadores.
- Seja criativo ao criar conteúdos
Busque por novas pautas, fale aquilo que gera dúvida, mas ninguém ainda disse. Por exemplo, ao invés de falar que é necessário o uso de máscara, algo que já está sendo amplamente divulgado, aborde de que maneira ela pode ser contaminada se o uso for incorreto.
A criatividade combinada com dados verídicos e de fontes confiáveis fará com que consiga criar conteúdo que gere interesse.
Quando estiver fazendo o planejamento de seu próximo artigo, não se esqueça do que é preciso informar corretamente e que criar conteúdos exige responsabilidade.
Por Jeniffer Elaina, do PlanodeSaude.net
Excelente conteúdo! Sem sombras de dúvidas o distanciamento social impulsionou a capacidade de desenvolvimento social digital. Em que pese o dramático momento vivido em razão pandemia, a sociedade teve que buscar alternativas de caminhos para empreender, sendo o marketing digital um dos maiores instrumentos de resiliência no mercado de consumo.
Magnus Rossi – Advogado e Empreendedor Digital