Quem deseja ser próspero no mercado de restaurantes precisa entender uma máxima: é tempo de delivery, meu bem! Esta é uma porta que se abriu e não irá mais se fechar, e as pessoas se acostumaram a pedir absolutamente tudo pelos aplicativos, de sorvete a chá, e o hábito é: pensou, pediu. É por isso que até o cachorro quente da esquina está nas principais plataformas de entrega, e seu restaurante precisa estar também.
O delivery derrubou a barreira da distância e aproximou clientes que moram em outros bairros, aumentou a concorrência e aliviou a ansiedade em dias difíceis. Mas não foi só isso, ele afunilou o mercado, e deixou o cliente mais exigente com embalagem, qualidade, atendimento, rapidez e preço. Enfim, foi o grande responsável pela sobrevivência de muitos restaurantes, e em alguns casos, foi a grande estrela do faturamento. É por isso que elencamos 5 motivos para seu estabelecimento montar um sistema de delivery eficiente.
Automatização e agilidade
Aquela ideia de ligar para a pizzaria e pedir para o atendente listar os sabores da pizza é bem nostálgica e já está quase em desuso. As plataformas de delivery online fazem esse meio de campo, e o consumidor consegue fazer o processo todo sozinho. Com isso, o processo do pedido fica praticamente automatizado, sem precisar de um funcionário dedicado para isso. Para funcionar, o cardápio virtual precisa estar muito bem organizado e explicado, porque, quando o cliente não consegue avançar nessa etapa, ele não consegue fechar o pedido.
Além disso, algumas pessoas gostam de pedir pelo WhatsApp; aí, no caso, o restaurante fornece o cardápio virtual para que o cliente escolha, e só então o atendente interage, para fechar o pedido e fazer o pagamento. Depois de tanta distância social, muita gente não abre mão de um papinho com alguém, mas, pelo menos nesse caso, sua empresa não precisa de um funcionário exclusivo para isso, poderá ser o mesmo que já atende presencialmente na loja.
Fim do telefone ocupado
Quem viveu um pouquinho mais sabe que ligar para a lanchonete e dar ocupado é mais frustrante que um gol anulado. Com o delivery, não tem esse problema, pois o cliente entra na plataforma, faz o pedido e aguarda a entrega. Sem espera, sem complicação.
Transparência
Com o sistema de delivery online, o consumidor conhece todas as etapas do seu pedido com muita facilidade, sabe também quando saiu para entrega e o percurso do entregador. Isso é bom para o cliente e para o comércio, que consegue dar as informações importantes antes mesmo de a pessoa perguntar.
Facilita o pós-venda
Um sistema de delivery online pode fornecer todas as informações sobre os clientes que o restaurante precisa para compreender seus hábitos e facilitar no pós-venda. É possível administrar melhor as informações, a frequência de pedidos e as preferências do consumidor, para oferecer promoções que interessem os clientes de forma mais assertiva.
Economia
A tecnologia do delivery online ajuda na economia do restaurante, que pode contar com uma plataforma completa pronta para uso e eficiente, sem precisar desenvolvê-la. Além disso, não precisa dispor de tantos funcionários para o atendimento, já que o cliente faz o pedido e o pagamento praticamente sozinho.
Muitos restaurantes aderem às plataformas de delivery online, mas mantêm suas entregas, sem terceirizá-las pelas ferramentas, pois, infelizmente, problemas com entregadores não são tão incomuns neste mercado quanto os gestores gostariam.
Pode ser mais uma questão para o negócio lidar, mas garante a qualidade de uma etapa importante do processo, que é a entrega. Alguns alimentos precisam da entrega imediata, ou perderão completamente o sentido. Nesse caso, é viável pesquisar um veículo que tenha excelente custo-benefício para realizar essas viagens. Uma boa opção são os carros de leilão, que normalmente são mais baratos e dão conta do recado.