Fonte: Exame
Muitos empreendedores têm uma ideia de negócio e não sabem se
devem dar o próximo passo. Uma das principais incertezas é se a empresa terá
clientes ou não. Fabiano Akiyoshi Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP, explica
que com muita pesquisa é possível ter uma noção se o mercado que você deseja
atuar tem potencial.
devem dar o próximo passo. Uma das principais incertezas é se a empresa terá
clientes ou não. Fabiano Akiyoshi Nagamatsu, consultor do Sebrae-SP, explica
que com muita pesquisa é possível ter uma noção se o mercado que você deseja
atuar tem potencial.
Para Victor Trujillo, professor de pesquisa de marketing da ESPM,
o mais importante é avaliar a viabilidade financeira do negócio. “Muitas PMEs
morrem não é por falta de mercado consumidor e sim porque o negócio como foi
desenhado não funcionava”, explica. Veja outras recomendações dos
especialistas.
o mais importante é avaliar a viabilidade financeira do negócio. “Muitas PMEs
morrem não é por falta de mercado consumidor e sim porque o negócio como foi
desenhado não funcionava”, explica. Veja outras recomendações dos
especialistas.
1. Pesquise muito
Dependendo do segmento do negócio, associações comerciais,
prefeituras, sindicatos e até o IBGE são algumas fontes que podem ajudar o pequeno
empresário a coletar informações sobre o mercado que deseja atuar.
prefeituras, sindicatos e até o IBGE são algumas fontes que podem ajudar o pequeno
empresário a coletar informações sobre o mercado que deseja atuar.
Se a ideia do produto ou serviço é muito inovadora e não há base
para pesquisa, Trujillo recomenda que o empreendedor busque uma referência com
outros negócios parecidos. “Coisas muito inovadoras geralmente são uma
derivação ou uma continuidade de uma coisa que já existe”, completa.
para pesquisa, Trujillo recomenda que o empreendedor busque uma referência com
outros negócios parecidos. “Coisas muito inovadoras geralmente são uma
derivação ou uma continuidade de uma coisa que já existe”, completa.
2. Teste o seu produto ou serviço
Não é preciso gastar muito para que o empreendedor perceba se a
sua ideia terá aceitação ou não. Com base no conceito de lean startup é
possível utilizar práticas e testar o seu produto ou serviço.
sua ideia terá aceitação ou não. Com base no conceito de lean startup é
possível utilizar práticas e testar o seu produto ou serviço.
Para Nagamatsu, uma maneira barata é frequentar eventos como
feiras e congressos em que o empreendedor possa apresentar o que ele deseja
vender para o seu público-alvo. “Esses locais podem ser um bom lugar para saber
o feedback do público”, explica.
feiras e congressos em que o empreendedor possa apresentar o que ele deseja
vender para o seu público-alvo. “Esses locais podem ser um bom lugar para saber
o feedback do público”, explica.
3. Avalie a viabilidade financeira
Observe os concorrentes e, a partir daí, calcule uma prévia do
ticket médio ou de quanto será preciso vender para ter o capital necessário
para que a empresa funcione. Visitar dois ou três estabelecimentos e observar o
movimento da loja é uma opção.
ticket médio ou de quanto será preciso vender para ter o capital necessário
para que a empresa funcione. Visitar dois ou três estabelecimentos e observar o
movimento da loja é uma opção.
O desafio é desenhar o estabelecimento de forma que ele se
viabilize financeiramente. “No caso de uma cafeteria, por exemplo, saiba quanto
precisaria vender e quantas pessoas precisariam ser atendidas”, questiona
Trujillo.
viabilize financeiramente. “No caso de uma cafeteria, por exemplo, saiba quanto
precisaria vender e quantas pessoas precisariam ser atendidas”, questiona
Trujillo.
4. Coloque tudo no papel
O plano de negócios pode ajudar o pequeno empresário a ter mais
clareza do que ele precisa pesquisar mais. “No modelo canvas [tipo de plano de
negócios para startups], a própria estrutura permite mudar muito rápido. No
caso de empresas de tecnologia, por exemplo, elas têm que se adaptar muito mais
rápido”, afirma Nagamatsu.
clareza do que ele precisa pesquisar mais. “No modelo canvas [tipo de plano de
negócios para startups], a própria estrutura permite mudar muito rápido. No
caso de empresas de tecnologia, por exemplo, elas têm que se adaptar muito mais
rápido”, afirma Nagamatsu.
Abrir o negócio e deixar todas essas etapas para depois pode
custar muito tempo e dinheiro para o empreendedor. Trujillo afirma que uma
pesquisa mais elaborada, mas tardia, pode ser bem menos útil para o empresário.
custar muito tempo e dinheiro para o empreendedor. Trujillo afirma que uma
pesquisa mais elaborada, mas tardia, pode ser bem menos útil para o empresário.