O atendimento ao cliente é um fator chave para o sucesso de qualquer negócio, concorda?
Por que então muitas empresas ainda negligenciam alguns tópicos básicos do atendimento ao cliente?
É justamente por os acharem muitos simples que acreditam não ser mais necessário uma atenção, levando então aos erros gravissímos e muitas vezes grosseiros.
Abordamos nesse artigo 4 etapas simples e muito eficazes, para melhorar e fortalecer o relacionamento com seu cliente através de um bom atendimento.
1 – Você realmente escuta seus clientes?
Faça perguntas e escute seu cliente. Para oferecer a solução ideal você precisa realmente entender seu cliente: Observe, pergunte e escute seu cliente.
2- Responda rápido mas com coerência
Você sabia que segundo a pesquisa da Sinch, 56% dos brasileiros desistem de comprar online se tiverem que esperar por respostas?
Se no momento do atendimento você não puder resolver a questão, informe seu cliente, anote todas informações necessárias e posteriormente posicione seu cliente quando resolver o problema.
Para que haja um atendimento satisfatório para seu cliente é importante que haja disponível um atendimento humanizado, ou seja, além de contar com a agilidade de respostas automatizadas com chatbos, é importante que a sua empresa disponibilize um canal pelo qual o seu cliente possa recorrer a um atendente humano quando o script de respostas automáticas não sejam suficientes para resolver os problemas.
Essa é uma estratégia que tem sido repensada por muitas empresas, para que possam melhorar seu atendimento geral ao cliente e oferecer a cada indivíduo uma experiência única.
3 – Crie relacionamentos, não apenas vendas.
Seus produtos e serviços são soluções para seus clientes.
Quando o produto ou serviço realmente não fizer sentido, seja realista! Ao invés de empurrar a qualquer custo o produto ou serviço, volte para a etapa 1 e escute-o.
Ao entender a necessidade do seu cliente você poderá oferecer produtos mais adequados, mesmo que seja no futuro com novos produtos e soluções da empresa.
Por isso é fundamental recorrer a uma base de dados dos clientes! Muitas empresas ignorem a incrível fonte de vendas que pode ter com sua base atual de cadastros.
Repensar novas abordagens em novos momentos oportunos, utilizando os contatos cadastrados no seu banco de dados, será um diferencial, além de economizar investimentos em novos prospectos e fortalecer o relacionamento com um contato potencial.
Lembre-se: Tenha o cadastro do seu cliente, anote suas reais necessidades e no momento oportuno entre em contato oferecendo novas soluções, isso estabelecerá um relacionamento de confiança com seu cliente.
4- Feedback
O pós-venda é uma forma de mensurar seu posicionamento no mercado, empresas que não utilizam estratégias de pós-venda perdem oportunidades de retenção e oportunidade de aumentar o faturamento a longo prazo.
Para prestar um bom atendimento é necessário ter dados organizados, manter um fluxo de trabalho ágil e fornecer ferramentas para a equipe de vendas trabalhar da melhor forma.
Conheça o CRM da Upnify que auxilia a sua equipe de vendas.
Atendimento ao Cliente e a Ferramenta CRM da Upnify
- Relatórios
Assuma o controle de suas vendas. Independentemente de onde você estiver, é possível visualizar relatórios detalhados.
- Agenda e lembretes
Organize facilmente suas atividades. Com a agenda e os lembretes, seus dias serão mais produtivos e você não esquecerá de entrar em contato com um cliente importante.
- Modelos de e-mail
Economize tempo no trabalho executando tarefas de vendas monótonas, mas necessárias, em minutos, com modelos padrões.
- Cotações
Feche as vendas mais rapidamente. Isso aumentará sua probabilidade de fechamento enviando a cotação solicitada em minutos.
- E-mails automáticos
Seus clientes sentirão que recebem atenção personalizada e você o fará sem esforço com campanhas de email automáticas.
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