Cartilha lançada pelo Sebrae/SP orienta micro e pequenos empresários sobre como lucrar mais e aproveitar as oportunidades que serão geradas pela Copa do Mundo FIFA 2014, que ocorre entre junho e julho no Brasil.
De acordo com o documento, todos os tipos de comércio e serviços podem se beneficiar com o aumento do fluxo de turistas no País durante o megaevento esportivo. “Ao estimular o comércio e os serviços, as indústrias, automaticamente, também são movimentadas e se beneficiar, pois em grande parte serão os fornecedores de produtos e insumos que atenderão os fluxos do comércio e do serviço”, afirma o texto.
A cartilha também ressalta que muitos setores da economia serão estimulados a produzir mais com maior qualidade. “Por isso, não há dúvida de que a Copa do Mundo FIFA 2014 será a grande oportunidade do ano para promover seus produtos, aumentar as vendas e o faturamento da empresa”.
Nesse cenário, orienta sobre aspectos como estoque, vitrine, preparação da equipe, organização do ponto de venda, motivação, comunicação e divulgação, entre outros.
Você sabia, por exemplo, que definir um mix de produtos e serviços signifca escolher quais tipos de produtos e serviços serão comercializados? Isso evita a ocorrência de uma série de falhas como, por exemplo:
- Comprar em demasia e em consequência ficar com o setor de estoques abarrotado.
- Comprar pouco e perder vendas por falta de produtos na loja.
- Realizar compras sem consultar os vendedores, que mais sabem o que os clientes desejam.
- Comprar com base no seu gosto pessoal, sem considerar que está comprando para os clientes.
- Desconhecer as tendências da moda e os objetos de desejo dos clientes-alvos.
Ficou interessado e quer saber mais sobre como se organizar para vender melhor na Copa 2014? Baixe gratuitamente a íntegra da cartilha (em PDF).