Velocidade de comunicação e engajamento via Instagram
A internet abriu possibilidades de comunicação impensáveis em um passado não tão distante assim. As redes sociais ampliaram ainda mais o alcance dos indivíduos e pequenos negócios, que não contam com grandes orçamentos de publicidade nem possuem contatos importantes de que se possam valer.
O Instagram, rede social voltada ao compartilhamento de imagens e vídeos que conta atualmente com mais de 1,2 bilhões de usuários ativos, 10% dos quais no Brasil, pode ser um poderoso aliado de praticamente qualquer esforço de divulgação ou convencimento. Um de seus recursos mais interessantes é o insta story ou story do Instagram
Trata-se de imagens ou vídeos postados na conta no Instagram que ficam disponíveis por 24 horas antes de desaparecerem e podem ser compartilhados com todos os seguidores da conta ou só com os membros de uma lista específica, facilitando a modulação da disseminação da mensagem.
Stories: Uma das melhores ferramentas para criar engajamento
O Insta story é um meio ágil de criar engajamento, comunicar novidades e criar uma identidade visual própria. Por exemplo, usar nas postagens o logotipo e as cores do empreendimento podem ajudá-lo a se destacar, mas é preciso evitar a saturação.
A natureza imersiva e interativa dessa forma de comunicação é especialmente interessante para os jovens sem precisar necessariamente alienadas outras faixas etárias. A própria natureza da mensagem pode ser um bom indicador de qual meio–insta story, outro recurso do Instagram ou mesmo outra plataforma – é o mais adequado à divulgação dela.
A efemeridade dos stories, longe de ser um defeito, mantém a comunicação ágil e as mensagens frescas. Ademais, em 2012, o Instagram foi adquirido pelo Facebook, o que pôs as duas redes debaixo do mesmo teto, o da companhia Meta, o qual compartilham com o aplicativo de troca de mensagens WhatsApp e com a rede Threads.
A sinergia com outras plataformas da Meta é um dos pontos fortes do Instagram e, em especial, do insta story. Afinal, as insta stories podem ser postadas no Facebook, estendendo o alcance delas.
A natureza predominantemente visual do Instagram, inclusive dos stories, não exclui a publicação eventual de textos, mas precisa ser levada em conta. A importância de formas, cores, tamanhos, graus de iluminação, posição da luz e movimentos não deve ser ignorada. Todos esses fatores precisam ser tratados com atenção e cuidado.
Assim sendo, é recomendável que você estude os recursos que oferecem editores de fotos como, por exemplo, o Adobe Express. Além de ser gratuito, ele pode ser usado online e facilita o compartilhamento de imagens.
Tratamento profissional de imagens pode potencializar seus stories
Alguns dos recursos típicos de edição de imagem que podem contribuir para a criação de stories que captem e mantenham o interesse do público são: filtros, redimensionamento, recorte, acervo de imagens e animações. Cada um deles, no devido momento, pode aproximar as imagens que você tem daquelas que você quer.
Evidentemente, as ferramentas tecnológicas não podem fazer o trabalho sozinhas. É preciso que você identifique o que precisa ser dito para que consiga identificar como dizer. Os stories do Instagram podem (quase arrisco-me a dizer que devem) ser parte integral de seu esforço de divulgação. No entanto, a criação deles deve ser precedida pelo esforço de decidir qual conceito você quer que tenham de seu negócio.
Os stories devem ser compatíveis com a sua mensagem, a qual deve ser adequada à imagem que você quer projetar. Que características você quer que o público note e valorize em seus produtos ou serviços? Sofisticação, utilidade, comodidade, precisão, acessibilidade ou profissionalismo? O que você quer que pensem do seu empreendimento? Para alguns, uma imagem descontraída pode ser cativante. Em outros casos, a aura de solidez e convencionalismo pode ser mais adequada.
Aproveite a agilidade dos stories para avisar sobre novidades, como promoções e novos itens. Não pode deixar de haver algo interessante naquilo que você faz ou oferece. Por que não usar isso como uma ponte entre você e o público?
Conclusão
Insta stories são um meio de comunicação dinâmico e engajante e podem não só fazer com que as pessoas saibam o que você faz, como descubram como isso pode beneficiá-las. O uso habilidoso desse recurso do Instagram permite a criação de conteúdos interessantes, convincentes e memoráveis e abrem caminho para o estabelecimento de uma relação mais duradoura entre o seu empreendimento e os clientes, atuais ou potenciais.
Há conjuntos de ferramentas de acesso barato ou, como no caso do Adobe Express, mesmo gratuito que podem ajustar as imagens à sua mensagem e ajudá-lo a se comunicar com sucesso com o seu público-alvo. O domínio delas é relativamente simples e viabiliza a exploração máxima das possibilidades do Instagram para a sua publicidade.