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Veja 12 Principais Tendências do Marketing Digital para 2022

Um novo ano se inicia e com ele novas tendências no marketing digital surgem, mas afinal o que muda para o marketing nesse novo ano?

Nós já sabemos que o conteúdo em vídeo está em alta, e que o Instagram, YouTube e TikTok vem focando cada vez mais em vídeos curtos e divertidos.

Mas o marketing digital em 2022 vai muito além de conteúdo em vídeo. Veja nesse post as principais tendências do marketing digital para 2022. Confira!

12 Tendências do marketing digital para 2022

1.Conteúdo em vídeo

2022 é o sexto ano em que o conteúdo em formato de vídeo é uma das mais comentadas no marketing digital.

À medida que as pessoas se cansam da saturação excessiva de usuários e marcas do Facebook e Instagram, muitos estão gravitando para o TikTok.

E não estou falando apenas de crianças e adolescentes! Cada nicho pode ser encontrado no aplicativo de compartilhamento de vídeo, desde empresas até celebridades.

Isso significa mais vídeos verticais e curtos com um toque pessoal.

Mesmo que você não planeje usar o TikTok para o seu marketing, os comerciantes e proprietários de pequenas empresas que estão acostumados a estar atrás das câmeras devem descobrir como podem falar diretamente com seu público por meio de vídeo.

Agora é um ótimo momento para começar a praticar estar diante das câmeras e contar sua história.

Ou encontre alguém em sua empresa que seja um bom porta-voz da marca.

  1. Os influenciadores continuam a crescer.

Os influenciadores são atualmente muito utilizados nas estratégias de marketing das empresas.

A tendência para o marketing digital em 2022 é que esse segmento continue a crescer exponencialmente.

É relevante lembrar que os influenciadores digitais podem ir além de apenas perfis com muitos seguidores, principalmente em um momento em que qualquer pessoa pode comentar sobre um produto.

Para o marketing digital, lembre-se de considerar as opiniões do público em geral e responder as suas dúvidas, um bom gerenciamento de redes sociais faz a diferença na hora de se relacionar com os clientes e clientes em potencial.

  1. A publicidade é desafiada pela privacidade.

Anúncios digitais modernos são altamente dependentes de dados para otimização automática.

Novos regulamentos de privacidade, como a atualização do iOS e a remoção pendente de cookies, têm reduzido os dados usados na inteligência artificial.

No entanto, existem formas de fazer publicidade de maneira mais eficaz e que atinja justamente o consumidor interessado nos seus produtos e serviços.

Ferramentas como copywriting, inbound marketing e gestão de tráfego pago podem ser relevantes para alavancar uma empresa ao sucesso, sem necessitar de inteligência artificial ou cookies para fazer isso.

  1. Os profissionais de marketing ficam mais estratégicos.

Como a automação, a inteligência artificial e o aprendizado de máquina eliminam muito do trabalho pesado do marketing digital, os profissionais de marketing devem se tornar mais estratégicos. As opções em marketing digital continuam crescendo.

Os profissionais de marketing precisam pensar estrategicamente para se concentrar no que realmente impulsiona o crescimento de seus negócios.

Conhecer o seu nicho e o público-alvo sempre ajudam na hora de selecionar o melhor conteúdo para eles.

  1. O LinkedIn está crescendo rapidamente

O LinkedIn continua a ser uma estrela em ascensão no espaço digital. A cada trimestre, eles mostram ganhos consideráveis em usuários ativos mensais e engajamentos na plataforma.

Eles também lançam continuamente novos recursos que geram melhores resultados para empresas e páginas.

Apostar no LinkedIn em 2022 pode ser a chave do sucesso que você procurava, principalmente se você estiver fazendo marketing para uma empresa B2B.

  1. SEO x Experiência do Usuário

A otimização de mecanismos de pesquisa é uma das formas mais antigas e valiosas de marketing digital.

Como os algoritmos de pesquisa se tornaram continuamente mais inteligentes e contextuais, os profissionais de marketing precisam se concentrar menos nos “hacks” e “truques” de SEO e mais em fornecer uma experiência notável e significativa para seus usuários.

Os profissionais de marketing devem se concentrar menos no SEO e mais na experiência do usuário.

Com os novos recursos dos mecanismos de pesquisa, novos padrões se tornam mais comuns, isto é, agora o SEO vai muito além de uma estrutura de conteúdo, priorizando conteúdo que é realmente informativo e relevante para o usuário.

Por isso, não deixe de caprichar na criação de conteúdo e também na otimização de seu site ou landing page, que são essenciais para fazer a experiência do usuário ser a melhor possível.

  1. As experiências são a nova moeda social.

As empresas ainda clamam por promover o boca a boca e ganhar atenção social. À medida que o cenário da publicidade se torna mais barulhento, a mídia ganha e o boca a boca se tornam mais importantes para serem divulgados.

O sucesso do cliente nunca foi tão essencial para as empresas do que na era das redes sociais, afinal, como havíamos dito anteriormente, qualquer um pode ser influenciador mesmo sem muitos seguidores.

Isso ocorre, porque ao ver um produto ou serviço vendido na internet, a maioria das pessoas irá buscar a opinião de outras, seja por meio de reviews no YouTube ou comentários nas redes sociais.

Por isso, concentre-se no atendimento ao cliente, não deixe de responder as dúvidas e receios dos clientes em potencial. É dessa maneira que o sucesso do cliente o levará ao sucesso com o marketing digital.

  1. O Facebook (Meta) não vai a lugar nenhum.

Existem tantas manchetes sobre pessoas que saem do Facebook, mas a verdade é que o Facebook não vai a lugar nenhum.

O Facebook agora tem quase 3 bilhões de usuários e o número de usuários cresce a cada mês.

Por mais que a geração mais nova tenda a não usar essa rede social com muita frequência, o Facebook continua relevante e ainda é a principal rede social do mundo.

  1. Os sites ficam mais rápidos.

O tráfego do site é extremamente móvel; no entanto, a maioria dos sites ainda não tem experiências totalmente otimizadas para celular.

Conforme o Google lançou o design do site Core Web Vitals, a velocidade se tornará cada vez mais importante.

Como parte da experiência do usuário o carregamento dos sites deve ser mais rápido. Para fazer isso, dê uma olhada no nosso serviço de otimização de sites.

Podemos ajudá-lo a deixar o seu site otimizado tanto para computador como para celular.

  1. Tudo é orientado por algoritmos.

Cada parte do marketing digital – newsfeeds de rede social, anúncios gráficos, anúncios sociais, otimização de mecanismo de pesquisa e até mesmo e-mail – está se tornando orientada por algoritmos.

Todos os algoritmos utilizam a mesma coisa básica: a experiência do usuário.

Para permanecerem relevantes, os profissionais de marketing devem fornecer uma experiência de usuário que os clientes desejam ou seu conteúdo será menos visível.

  1. Menos é mais.

A explosão de opções de marketing digital significa que muitas empresas estão espalhadas por muitos canais. As empresas inteligentes se concentram em dominar um canal.

Os profissionais de marketing devem se concentrar mais e buscar fazer menos coisas, mas de uma forma muito melhor do que os concorrentes.

O ano de 2022 ainda trará muitas novidades, e, portanto, fique ligado no blog para saber quais as próximas tendências nas redes sociais e no marketing digital!

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