Fonte: GS&MD
Quem resiste ao cheiro de pão quando entra na padaria? Mas não se
engane. O cheiro pode não ser de um pão de verdade, mas de um aroma
desenvolvido para atrair consumidores a comprar o alimento. A empresa
Aromas e Cia tem 14 anos de experiência no assunto e desenvolve aromas
diferentes para o varejo, como cheiro de pão com manteiga quente,
chocolate com baunilha, quentão e brigadeiro. O desenvolvimento de
aromas inusitados chegam a responder por 20% do faturamento da empresa,
que foi de R$ 3,5 milhões no ano passado. A expectativa para esse ano é
aumentar a cifra para pelo menos R$ 4,2 milhões. “Quando resolvemos
investir nesse mercado, pesquisamos muitas coisas diferentes e vimos que
tinha muita coisa a ser feita. Desenvolvemos o aroma de acordo com a
necessidade do cliente”, conta a diretora da empresa, Rosana Hollo.
engane. O cheiro pode não ser de um pão de verdade, mas de um aroma
desenvolvido para atrair consumidores a comprar o alimento. A empresa
Aromas e Cia tem 14 anos de experiência no assunto e desenvolve aromas
diferentes para o varejo, como cheiro de pão com manteiga quente,
chocolate com baunilha, quentão e brigadeiro. O desenvolvimento de
aromas inusitados chegam a responder por 20% do faturamento da empresa,
que foi de R$ 3,5 milhões no ano passado. A expectativa para esse ano é
aumentar a cifra para pelo menos R$ 4,2 milhões. “Quando resolvemos
investir nesse mercado, pesquisamos muitas coisas diferentes e vimos que
tinha muita coisa a ser feita. Desenvolvemos o aroma de acordo com a
necessidade do cliente”, conta a diretora da empresa, Rosana Hollo.
Rosana conta que o cheiro de pão fresco foi desenvolvido a partir de
um pedido do sindicato do setor. “Os fornos são lacrados e muitas vezes
ficam distantes do ponto de comercialização. Você não sente mais aquele
cheiro gostoso do pão assado na hora”, conta a diretora. Em uma pesquisa
para verificar como o cheiro repercute no consumo, a empresa fez uma
aromatização escondida na padaria e notou que as vendas aumentaram 60%
por causa do cheiro.
um pedido do sindicato do setor. “Os fornos são lacrados e muitas vezes
ficam distantes do ponto de comercialização. Você não sente mais aquele
cheiro gostoso do pão assado na hora”, conta a diretora. Em uma pesquisa
para verificar como o cheiro repercute no consumo, a empresa fez uma
aromatização escondida na padaria e notou que as vendas aumentaram 60%
por causa do cheiro.
Além do pão fresco, a empresa ainda vende o aroma de pão com manteiga
quente. As lojas de chocolate também aproveitam o recurso para aumentar
as vendas com o cheiro de chocolate com baunilha. Outras lojas de
brigadeiro recorrem ao aroma para despertar o desejo de comer o doce.
quente. As lojas de chocolate também aproveitam o recurso para aumentar
as vendas com o cheiro de chocolate com baunilha. Outras lojas de
brigadeiro recorrem ao aroma para despertar o desejo de comer o doce.
Para a época de festa junina, a Aromas e Cia já desenvolveu cheiro de
quentão e de canjica com coco. O café também faz parte da lista de
aromas da empresa. “Hoje, tudo é muito industrializado, embalado. Vemos
poucas coisas sendo manuseadas no local de venda”, afirma Rosana. A
empresa conta com dois perfumistas, que são responsáveis pela
“desconstrução” dos produtos e construção de um novo aroma.
quentão e de canjica com coco. O café também faz parte da lista de
aromas da empresa. “Hoje, tudo é muito industrializado, embalado. Vemos
poucas coisas sendo manuseadas no local de venda”, afirma Rosana. A
empresa conta com dois perfumistas, que são responsáveis pela
“desconstrução” dos produtos e construção de um novo aroma.