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Vale a pena fazer marketing na televisão para planos de internet?

Vale a pena fazer marketing na televisão para planos de internet?

Hoje em dia, as empresas estão investindo cada vez mais no mercado digital, por isso, tanto no marketing quanto na comercialização de produtos, o investimento é alto no mundo digital e, por causa disso, as pessoas já se perguntam se vale a pena fazer marketing na televisão para planos de internet, afinal, esse meio de comunicação sempre foi o mais importante canal de divulgação de marcas e, mesmo com o advento das tecnologias, ainda se mostra muito relevante para empresas anunciantes.

Por que a televisão ainda tem relevância no marketing?

Segundo uma pesquisa realizada pelo IBOPE, a televisão continua sendo a preferência de cerca de 63% da população ainda e, isso pode ser explicado pelo envelhecimento da população brasileira que cresceu assistindo os canais abertos de televisão.

Então, vale a pena fazer marketing na televisão para planos de internet? Com tantas opções de divulgação mais rápidas e eficientes? Afinal, temos as redes sociais, os sites e, principalmente, o Google como veículos de divulgação de anúncios muito mais abrangentes.

Mas, ainda assim, a audiência na televisão é maior e, por isso, esse meio de  comunicação é chamado de mass media.

Exatamente por atingir as massas é que podemos concluir que, sim, vale a pena fazer marketing na televisão para planos de internet.

Então, vale a pena fazer marketing na televisão para planos de internet?

Agora que sabemos que vale a pena fazer marketing na televisão para planos de internet, resta-nos entender porque planos de internet banda larga da Tecnet, por exemplo, que estão diretamente envolvidos com as mídias digitais devem ser divulgados em um meio de comunicação tão obsoleto, afinal, o público alvo não estaria mais ligado às mídias digitais? Por mais estranho que pareça, não. Mas calma, vamos explicar o porquê da negativa.

Como a maioria das pessoas que estão na internet já contam com um plano de banda larga ou até mesmo de uso de dados em celulares, dificilmente uma empresa atingiria seu target nesse meio, mas, como a audiência das televisões é mais antiga, essas pessoas podem não ter ainda um plano de internet e, por isso, as chances de atingir potenciais clientes nesse meio de comunicação aumentam muito.

Como funciona o marketing na televisão?

Agora que já entendemos porque vale a pena fazer marketing na televisão para planos de internet, vamos saber como ele funciona.

Todos os programas de televisão com recepção de sinal aberto contam com intervalos entre cada parte da programação.

Por exemplo, um filme pode conter cinco partes divididas por intervalos de 3 minutos para a propaganda.

Então, uma empresa que se interessa em divulgar seus planos de internet por meio desses intervalos, deverá pagar um valor para a emissora e, esse custo leva em consideração dois fatores, que são:

  • Popularidade do canal: quanto mais audiência tem um canal de televisão, maior o valor da cota para apresentar uma propaganda comercial.
  • Horário da programação: existem horários em que a audiência supera todas as outras horas do dia, como durante a noite e nos horários de almoço da maioria dos trabalhadores brasileiros e, esse é o famoso horário nobre que é o mais caro para quem está buscando anunciar na televisão.

Então, um empresário que se pergunta se vale a pena fazer marketing na televisão para planos de internet, deve considerar esses dois fatores, pois, são eles que encarecem a propaganda na TV aberta.

No entanto, nesses horários, como dissemos, a audiência é enorme e as chances de alcançar o público-alvo aumentam exponencialmente. Por isso, vale a pena considerar um valor reservado para conseguir comprar uma cota de propagandas no horário nobre, pois isso traz resultados para as grandes empresas que situam suas marcas nesses intervalos e aumenta a credibilidade das marcas que são divulgadas.

Por que fazer marketing na televisão traz credibilidade para a empresa?

Como dissemos, fazer marketing na televisão, sobretudo no horário nobre, traz credibilidade para a empresa que está divulgando e, isso é um enorme potencializador de aquisição de clientes.

Por exemplo, quando pensamos em uma marca de refrigerante de cola, em qual marca pensamos e, quando pensamos em uma marca de detergentes, pensamos em alguma marca específica?

O que causa esse fenômeno que faz com que a gente associe a marca ao produto anunciado é o marketing e, a televisão é a maior responsável por popularizar essas marcas que nós lembramos quando ouvimos falar dos produtos citados acima.

Então, vale a pena fazer marketing na televisão para planos de internet, pois, esse mercado ainda não está muito presente nessas mídias mais tradicionais, mantendo-se mais no marketing digital desconsiderando, como dissemos, que o target dessas empresas não são as pessoas que já contam com planos de internet, e sim, os consumidores que ainda passam mais tempo na frente da tradicional televisão com seus intervalos comerciais voltados para o público offline.

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