Ram Charan, reconhecido como uma das maiores autoridades em gestão do mundo, em seu mais recente livro “Ruptura Global” define o tema englobando seis premissas. Entre elas, está o estímulo às mudanças radicais no pensamento estratégico, na liderança e no sistema social de uma organização.
Pouco depois do seu “Bem-vindo ao mundo em mudança”, logo na primeira parte do livro, o autor alerta que há uma nova população de inovadores. Multidões de pessoas, trabalhadores do conhecimento que estão inovando ao redor do mundo, além de muitos que trabalham em grandes corporações.
A questão aqui é: a mudança radical no pensamento estratégico incluiria empresas destemidas que inovariam desenvolvendo produtos sem obsolescência? Parece que sim. Afinal, aos poucos, um novo conceito empresarial, baseado em desenvolver produtos que tenham longa serventia, ou que não possuam obsolescência, começa a ganhar visibilidade na mídia.
Recentemente, um dos exemplos veio da Eslovênia, onde uma startup criou a Froc, uma cadeira ajustável que pode ser adaptada para crianças entre 6 meses e 10 anos de idade. A revista Pequenas Empresas & Grandes Negócios mostra imagens do produto, que considera fácil de montar e titular de uma ideia muito simples: uma tábua ajustável nos pés pode ser colocada de acordo com a altura da criança e um cinto de segurança pode ser removido quando o pequeno já tiver idade suficiente para não precisar mais dele.
Fabricada a partir de materiais naturais, a cadeira tem quatro extensões que formam a base para garantir que o assento fique sempre na posição vertical, mesmo quando a criança estiver se remexendo. Vendido por 249 euros, ou cerca de 750 reais, o produto já ganhou o prêmio Most Innovative Product Award na categoria meio ambiente na maior feira de móveis da Eslovénia, graças à sua capacidade de durar muito mais tempo do que as cadeiras de criança tradicionais.
O outro exemplo, já mais afinado com o conceito de produto sem obsolescência, é resultado de mais de nove anos de uma pesquisa que tem à sua frente o espanhol Benito Muros. Ele, juntamente com um grupo de engenheiros internacionais, desenvolveu a tecnologia e a fórmula para fabricar uma linha de iluminação aplicada à tecnologia LED que dura por toda a vida.
Este produto apresenta uma lista de vantagens que tende a atrair não só consumidores finais, como unidades empresariais. Veja no detalhe.
A lâmpada da OEP Electrics, com sua durabilidade garantida de 219 mil horas de funcionamento contínuo, rompe com uma prática mundial que ocorre desde as primeiras décadas do século passado, quando a indústria desenvolveu mecanismos para que as lâmpadas tivessem, no máximo, mil horas de vida útil.
O fato é que a questão da obsolescência programada vai muito além de produtos como lâmpadas, já que hoje o setor de informática, especialmente por causa da permanente evolução tecnológica, lança sistematicamente novas versões de seus produtos. Prática que para algumas indústrias, aparentemente, o consumidor já absorveu como absolutamente normal.
Porém, a Pesquisa Akatu 2012: rumo à sociedade do bem-estar sobre a assimilação do consumo consciente, o entendimento do termo sustentabilidade, os desejos e a felicidade mostram claramente que o consumidor aspira a algo bem diferente do que o consumismo tem proposto.
Veja alguns trechos extraídos do relatório da pesquisa:
- No curto período de 2 anos (entre 2010 e 2012), a Responsabilidade Social Empresarial subiu significativamente de importância na agenda do consumidor brasileiro.
- Os consumidores mais conscientes são três vezes mais ativos como influenciadores no debate público sobre o tema, sendo que 7 entre 10 deles, pelo menos, são conectados no assunto.
- Mais do que uma bandeira de comunicação e marketing, a responsabilidade social deve ser traduzida em adoção de práticas e políticas concretas, conceitualmente consistentes e ancoradas em relações sólidas e transparentes com as partes interessadas.
Para obter a publicação completa, acesse o endereço eletrônico da Akatu: http://www.akatu.org.br/, buscando o link publicações.
Se você quer conversar com o Sebrae e encontrar oportunidades de negócios que tenham coerência com este novo conceito, acesse http://www.sebrae.com.br/ e localize a unidade mais próxima.
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