Por mais que o tema Economia Criativa esteja bastante difundido, é importante e são bem-vindas publicações de autores brasileiros, que abordam o assunto trazendo uma ótica sobre a cultura brasileira. O livro “Economia criativa, cidades, clusters e desenvolvimento”, da economista Gina Gulineli Paladino, lançado recentemente, é uma dessa obras que serve para elucidar conceitos relacionados ao tema.
Principalmente numa economia como a brasileira, com grandes desigualdades sociais e educacionais e com altos índices de desemprego entre os jovens, os chamados serviços de alto valor como, moda, arquitetura, design, audiovisual, artesanato, museus, folclore, música, gastronomia, são alternativas à geração de empregos e ao alcance de melhores remunerações.
A autora aborda conceitos como cidades criativas, clusters criativos, criatividade e desenvolvimento, numa perspectiva a partir dos papéis de cada protagonista atuante nesse modelo: classes criativas, empreendedores, investidores, planejadores e gestores urbanos.
Quer saber mais? Leia a matéria na íntegra aqui.