Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Transparência e responsabilidade na gestão de fornecedores importam?

Transparência e responsabilidade na gestão de fornecedores importam?

Garantir transparência e responsabilidade na gestão de fornecedores é uma das maneiras de mostrar para os stakeholders da sua empresa que há comprometimento com processos idôneos e confiáveis em todas as frentes de atuação.

 

Em outras palavras, ao deixar claro que sua rede de abastecimento segue as mesmas premissas que o seu negócio no que se refere à compliance, respeito ao meio ambiente, aos direitos humanos e outros pontos relacionados, você atesta o compromisso com a construção de ecossistema econômico sustentável e favorável a todos.

 

Em um mundo cada vez mais consciente socialmente, trabalhar esses critérios ajuda a melhorar a imagem da empresa e até mesmo elevar o volume de vendas e de faturamento, visto que a companhia se alinha às novas necessidades e expectativas dos consumidores.

 

Apenas para você ter uma ideia desse posicionamento, uma pesquisa da empresa Walk The Talk revelou que 20% dos brasileiros já boicotaram marcas que não se mostraram responsáveis.

 

Somada a isso, 94% acreditam que as empresas podem atuar como importantes agentes de mudança.

 

Mas como garantir transparência e responsabilidade na gestão de fornecedores do seu negócio? A inclusão de boas práticas ESG nesse gerenciamento é um dos primeiros passos.

 

Siga a leitura deste artigo e confira mais sobre esse importante assunto!

Por que transparência e responsabilidade na gestão de fornecedores importam?

Transparência e responsabilidade na gestão de fornecedores importam por diversos motivos, e um dos mais importantes é que esse cuidado alinha a empresas às expectativas de seus stakeholders.

 

Sobre isso, é preciso partir do princípio de que, para funcionar adequadamente e alcançar o sucesso esperado, todas as companhias precisam atuar respaldadas em alguns pilares, tais como:

 

  • cumprimento de leis e normas pertinentes ao setor de atuação;

 

  • atendimentos às regras trabalhistas;

 

  • garantia de direitos humanos a todas as pessoas que, de alguma forma, se relacionam com o negócio;

 

  • respeito, cuidado e preservação ao meio ambiente.

 

Todavia, esse modo de atuação somente estará completo se os fornecedores que compõem a cadeia de abastecimento da empresa seguirem os mesmos valores.

 

O que queremos dizer é que, de nada adianta a companhia implementar diversas políticas, normas e regras de boas condutas e comportamentos sociais se tiver na sua supply chain um fornecedor que comete fraudes e infrações.

 

Uso de mão de obra análoga à escravidão, trabalho infantil, citação em crimes de lavagem de dinheiro, prática de atividades que comprometem o meio ambiente e outros relacionados, são apenas alguns exemplos de condutas que não devem ser aceitas.

 

Aqui, é bem importante você ter em mente que, quando o nome da sua empresa é vinculado ao de outra que comete infrações como essas, há um aumento considerável de diversos riscos, entre eles:

 

  • reputacional;

 

  • de imagem;

 

  • financeiro (decorrente da perda de clientes ou pagamento de multas aplicadas pelos órgãos fiscalizadores);

 

  • jurídicos (se for considerada conivente com atos ilícitos cometidos pelos fornecedores contratados).

Como garantir transparência e responsabilidade na gestão de fornecedores?

Como dissemos logo na abertura deste artigo, uma das formas de garantir transparência e responsabilidade na gestão de fornecedores é trazendo os conceitos ESG para esse gerenciamento.

 

Apenas para relembramos, ESG é a sigla para o termo em inglês environmental, social and governance, que traduzindo para o nosso idioma significa ambiental, social e governança. 

 

Esse conceito traz para as empresas a conscientização do quanto suas atividades causam impacto na natureza, na vida das pessoas e na sociedade de modo geral

 

O intuito com essa visão, portanto, é que as companhias adotem boas práticas e processos que ajudem a minimizar, ou até mesmo eliminar, esses reflexos negativos.

 

Quando se fala em ESG na gestão de fornecedores, a ideia é identificar se esses negócios seguem essa mesma linha, apontando o que estão fazendo, ou não, para amenizar o impacto de suas atividades.

Por que e como aplicar o conceito ESG na gestão de fornecedores?

A aplicação do conceito ESG na gestão de fornecedores tem por objetivo ajudar a identificar quais riscos, considerando os pilares ambiental, social e governança, sua empresa pode ter que enfrentar ao prosseguir com essa contratação.

 

Desse ponto de vista, se considerarmos os principais riscos ESG que fornecedores podem trazer para o seu negócio, alguns exemplos são:

 

  • ambientais:

 

  • desmatamento descontrolado;

 

  • poluição de rios e mares;

 

  • emissão de gases poluentes;

 

  • sociais:

 

  • desrespeitos aos direitos humanos;

 

  • descumprimento de leis do trabalho;

 

  • violação à LGPD (Lei Geral de Proteção de Dados);

 

  • governança:

 

  • pessoa politicamente exposta no quadro societário;

 

  • participação comprovada em crimes financeiros ou de outra natureza;

 

  • irresponsabilidade financeira e/ou fiscal na gestão do negócio.

 

Por meio da análise correta de certificações e documentos obrigatórios, a exemplo de licenças e alvarás, você mitiga esses riscos e evita que sua empresa seja vinculada a outra que não atua de acordo com leis, normas e com o esperado por seus stakeholders.

Quais as vantagens de garantir transparência e responsabilidade na gestão de fornecedores?

Entre as diversas vantagens de garantir conceitos como transparência e responsabilidade na gestão de fornecedores do seu negócio, as que mais se destacam são:

 

  • manter sua empresa em compliance em todas as frentes de atuação;

 

  • melhorar a imagem, a reputação e o nível de confiabilidade e credibilidade da sua marca;

 

  • atender o esperado pelo público-alvo, investidores, funcionários, sociedade e demais agentes que fazem parte do seu ecossistema;

 

  • aumentar o potencial de faturamento, justamente por se alinhar às expectativas de clientes e investidores.

 

Utilizando ferramentas próprias de gestão de fornecedores, todo esse processo fica muito mais fácil, prático, preciso, otimizado e livre de erros.

 

Este artigo foi escrito pela Linkana, a primeira fundação de dados de fornecedores compartilhada do Brasil. Nossa base de dados de perfis universais de fornecedores permite que compradores busquem, analisem e homologuem fornecedores em alguns cliques!

You must login to add a comment.

Posts relacionados