Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

O que é a logistica 4.0?

O que é a logistica 4.0?

O processo logístico de uma empresa, é parte fundamental para que os produtos adquiridos pelos clientes, cheguem até eles em bom estado e dentro do prazo estabelecido. Usar a tecnologia ao seu favor é de extrema importância, já que hoje em dia, ela é utilizada para quase tudo.

A técnica de logística 4.0 nada mais é do que a otimização dos processos de logística, que podem causar impactos positivos para a sua empresa. A mão de obra humana passou a ser substituída por muitas empresas que adotaram o uso de robôs para, por exemplo, fazer toda a embalagem de equipamentos de combate a incêndio, gerando mais rapidez e eficiência.

Mas afinal de contas, o que é logística 4.0?

A logística 4.0 faz o uso da tecnologia para tornar a parte operacional mais criativa e produtiva, criando coerência e eficiência em seus processos. Então a parte principal para fazer esse tipo logístico funcionar, é utilizar os mecanismos tecnológicos.

Para que isso aconteça de forma eficiente, é preciso manter todas as partes que fazem este sistema funcionar, modernizado contando também com profissionais que atuem no centro de distribuição e que fazem a gestão das compras. Sabemos que para uma empresa manter suas vendas acontecendo de forma satisfatória, é preciso enviar os itens vendidos como fios e cabos elétricos, de forma segura e dentro do prazo estabelecido, para não criar insatisfação por parte de seus clientes.

Esse processo 4.0 visa transferir de uma forma parcial, porém significativa, a autonomia e inteligência para auxiliar na tomada de decisões operacionais para as máquinas. Logística não se baseia apenas em estocagem de produtos, como por exemplo a estocagem de escova de nylon, vai muito além disso, se enquadrando a uma variedade de atividades. Seu setor gera muito trabalho e amplia a economia, sendo usada por empresas de vários ramos, por exemplo as que realizam laudo avcb.

Sua evolução vem desde 1900, quando era usado para focar na economia agrária. Abaixo as mudanças que foram ocorrendo no passar dos anos.

A importância do processo logístico e sua evolução

É importante ressaltar que, há uma grande diferença quando falamos em distribuição do que as pessoas compram, seja por internet ou fisicamente. O processo de logística, por mais que para ele funcionar com precisão é necessário ter a tecnologia a seu favor, ele não é usado apenas nas compras online. Para as mercadorias chegarem até as lojas físicas, é preciso executar um processo de logística usando os métodos do 4.0, pois podem ajudar bastante.

 

 

Logística 0 – Focada na economia agrária, entre os anos 1900 e 1940;

Logística 1.0 – Especializada para as necessidades de guerra, focando no desempenho funcional, entre os anos 1940 e 1960;

Logística 2.0 – Integração interna de processos, entre os anos 1960 e 1970;

Logística 3.0 – O cliente é quem importa, focado na busca por eficiência, entre os anos 1970 e 1980;

Logística 4.0 – Do Supply Chain, da integração de processos e da tecnologia. Focado em tornar a logística como um diferencial de negócio, dando início em 1980 e se mantém em evolução até hoje.

É preciso que seu negócio esteja em constante evolução, se enquadrando nas mudanças constantes que o mercado e a tecnologia vêm sofrendo, para melhorar o andamento dos processos internos de sua empresa. 

Este artigo foi desenvolvido pela equipe do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados