Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Tendências do mercado freelancer e impacto da modalidade na economia nacional

Tendências do mercado freelancer e impacto da modalidade na economia nacional

O mercado de trabalho atual e os processos que envolvem a prestação de serviços vêm se remodelando ano após ano, e, com isso, uma nova tendência emergiu para modificar as rotinas de trabalho: a modalidade freelancer.

Ela tem oferecido uma nova perspectiva de liberdade aos trabalhadores pela ampla gama de possibilidades de atuação deste profissional autônomo, que disponibiliza seus serviços baseado em um projeto ou horas de dedicação, sem estar vinculado a um único empregador.

Seja para conseguir uma renda extra, expandir seu portfólio de clientes ou trabalhar de forma independente, o segmento freelancer vem crescendo cada vez mais, especialmente depois da pandemia – visto que muitas pessoas ficaram desempregadas e buscaram uma alternativa para se sustentar.

Em 2021, uma pesquisa realizada pela Closeer constatou que 64,58% dos participantes aderiram ao modelo há menos de um ano.

Isso foi justificado pelas vantagens que eles enxergam, como a possibilidade de aumentar os ganhos (54%), de fazer seus próprios horários e rotinas (26,75%), a pluralidade de funções (13,31%), a flexibilidade de locais para atuar (4,17%) e a escolha das atividades (1,61%).

Diante disso, essa modalidade laboral tem desempenhado um papel significativo na economia do país, gerando impactos e oportunidades tanto para os profissionais quanto para as organizações. Entenda os motivos no decorrer da leitura!

 

O que é e como funciona o mercado freelancer?

Os “freelas” são trabalhos esporádicos que uma pessoa jurídica pode prestar em mais de uma empresa, sem nenhum vínculo empregatício. Com isso, ele permite que o profissional crie uma carteira de clientes e receba pelo que produzir.

Esse tipo de modalidade não oferece benefícios trabalhistas ou descontos como INSS, vale-transporte ou alimentação, plano de saúde, etc. Também não possibilita um salário fixo, 13° salário ou qualquer tipo de garantia que o CLT possui. Você também ficará responsável pela emissão de notas fiscais, encargos fiscais, impostos, entre outras burocracias.

Para ingressar nesse meio, é importante definir a sua área de atuação e investir na infraestrutura necessária para desempenhar suas funções – como um local, um notebook, equipamentos para comunicação, entre outros recursos importantes para o seu segmento.

Em seguida, você precisará criar um portfólio e procurar os projetos que deseja desenvolver. Algumas plataformas como Workana, 99Freelas, GetNinjas, Upwork, Fiverr e Freelancer.com disponibilizam oportunidades no mercado nacional e internacional, dependendo da área de interesse.

Outra possibilidade é conectar-se com pessoas e estabelecer networking para conseguir novos “jobs”.

 

Os principais desafios e oportunidades de um freelancer

Embora esse modelo traga muitos benefícios em relação à autonomia, ele também possui uma série de desafios como a instabilidade de renda, a necessidade de se manter sempre atualizado, a competitividade do mercado, etc.

Por outro lado, algumas áreas estão sendo muito requisitadas em 2023, como mostra a pesquisa realizada pelo site Freelancer.com. Dentre as principais aptidões procuradas, estão: escrita criativa, design de interface do usuário, fotografia, redator, especialista em SEO, vendas, marketing e social media.

 

O impacto na economia nacional

Essa redefinição de modelo de trabalho modificou a maneira como as pessoas atuam com maior flexibilidade, ao mesmo tempo que beneficiou as empresas, que passaram a acessar talentos especializados sob demanda e com maior agilidade nas operações.

A importância desses profissionais fez com que o governo, junto de organizações, plataformas e cooperativas de trabalho, criasse iniciativas para apoiar e definir políticas trabalhistas atualizadas e adaptadas às necessidades e aos direitos da categoria.

You must login to add a comment.

Posts relacionados