CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

Você deve fazer login ou se cadastrar para fazer a pergunta.

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Tendências do Mercado de Construção Civil

Tendências do Mercado de Construção Civil

Com as mudanças de cenário o mercado de construção civil se mantém otimista e projeta melhorias tendências para o setor.

As chances de melhoria no mercado de construção civil são grandes, mas irá se destacar quem utilizar as tendências a seu favor e sair à frente traçando o diferencial de um projeto.

6 Tendências do mercado de construção civil de 2020 a 2022

Entender as tendências é saber para onde o mercado caminha e como você pode aproveitar essas mudanças no seu negócio.

Para que você entenda os benefícios de ter visão e olhar sempre para frente listamos 6 tendências do mercado de construção civil de 2020 a 2022. Confira:

Energia renovável

A energia renovável é um dos pilares da sustentabilidade, que contribui também para uma boa economia. 

Essa tendência de energia renovável pode ser aproveitada na construção do projeto, reduzindo os custos de operação da obra.

E também, pode fazer parte do projeto em si. Uma forma de diferenciar o serviço e melhorar a proposta de valor ao entregar a construção ao cliente é possível oferecer a instalação de energia renovável.

Realidade aumentada

Apesar de a realidade aumentada ainda ser uma tendência com custo elevado esta também é uma tendência do mercado de construção civil. Pode ser algo ainda inacessível para muitos profissionais, mas é algo que será popularizado no mercado nos próximos anos.

Com a realidade aumentada é possível visualizar um projeto em 3D e ter mais noção do processo e da qualidade do serviço, garantindo uma entrega melhor ao cliente.

Sustentabilidade

Projetos sustentáveis são uma tendência do mercado de construção civil, mas já representam uma realidade. Além de contribuir com o meio ambiente, a sustentabilidade na construção civil reduz os custos, tornando o projeto mais viável. 

Com os consumidores mais conscientes, os projetos com certificação de sustentabilidade tendem a ser melhor vistos e projetam as empresas para uma economia mais rentável.

Building Information Modeling (BIM)

BIM é uma tecnologia 3D que em português significa Modelagem da Informação da Construção. Um processo de digitalização das obras que dá mais precisão aos passos que devem ser seguidos na construção.

O software  desta  tendência do mercado de construção civil garante mais praticidade e facilidade ao engenheiro, além de tornar todo o processo mais assertivo.

Estruturas pré-fabricadas

As estruturas pré-fabricadas ou estruturas modulares já são uma realidade, mas ainda são apontadas como uma  tendência do mercado de construção civil, pois a procura tende a aumentar. 

As estruturas pré-fabricadas permitem agilidade no processo de construção e otimiza toda a operação.

Automação predial

A automação predial é uma tecnologia do setor de construção civil que possibilita mais segurança, economia e melhoria no trabalho dos profissionais envolvidos na obra.

Projetos que possuem automação predial otimizam suas construções, diminuem custos operacionais e melhoram todo o processo da obra.

Conclusão 

Como vimos com essas tendências, o mercado de construção civil se mantém positivo com o crescimento do setor. 

Segundo estudo da a ABRAMAT (Associação Brasileira da Indústria de Materiais de Construção) “45% das empresas estão confiantes sobre as ações do governo federal para o setor da construção civil nos próximos 12 meses. Esse percentual não era alcançado desde abril de 2012”, conforme informação do site Cadeia da Construção, que recebe apoio institucional da FIEG.

Esse otimismo só foi visto em 2012 com o lançamento de obras do PAC e do Minha Casa Minha Vida. Mas, com a retomada do crescimento, a confiança no setor de construção civil é positiva e se mantém otimista, não só com vendas, mas também com investimentos.
Se você gostou deste confira nossos outros conteúdos!

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre ReactSebrae