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Guia Completo para Montar uma Loja de Materiais Elétricos 

Guia Completo para Montar uma Loja de Materiais Elétricos 

Já pensou abrir uma loja de materiais elétricos na sua cidade? 

 

Se você identificou que na região onde você mora possui muitas construções, obras e reformas esta pode ter sido uma ótima ideia.

 

Começar uma empresa, em qualquer ramo, não é uma atividade simples. Por isso, quando falamos sobre abrir uma loja de materiais elétricos, não poderia ser diferente.

 

No guia de hoje, chamamos a Portal Distribuidora de Materiais Elétricos Goiânia que é a maior loja de iluminação da região com entrega de materiais elétricos para todo o Brasil. Na Portal Distribuidora você consegue comprar desde lâmpadas e fitas led até disjuntores e dispositivos de proteção elétrica.

 

Leia até o final e aprenda tudo sobre como montar sua loja de elétrica

 

4 passos para abrir uma Distribuidora de Materiais Elétricos

 

1 – Investimento inicial

 

Antes de abrir um negócio físico como uma distribuidora elétrica na sua cidade você deve considerar diversos fatores como; salários, mobília, manutenção, contas a pagar e também assuntos relacionados a estrutura da empresa como definir o local, tamanho da loja e estoque inicial.

 

2 – Localização

Definir onde sua loja vai se localizar é muito importante pois os clientes vão pensar “se esta loja está próxima a mim então é a melhor escolha no meu caso” mas você precisa analisar aspectos como se na região existe muitas obras e sinal de as pessoas procuram por materiais elétricos

 

Uma possibilidade interessante também é a de novos bairros na cidade. Caso existam lotes grandes disponíveis e ainda não exista concorrência no local, existe uma oportunidade legal a ser explorada.

Também é importante verificar se o imóvel é liberado para utilização comercial de acordo com a lei de zoneamento do município e a facilidade de caminhões deixarem estoque no local.

 

Outra dica sobre a localização é buscar abrir em um endereço próximo ao centro da cidade que costuma ser um lugar mais movimentado e gera maior visibilidade para a empresa.

 

3 – Estoque

 

Na hora de começar seu negócio no ramo da iluminação é muito importante pensar no seu estoque inicial. Claro que quanto mais você comprar, um melhor preço irá conseguir nos produtos, mas você também precisa ter uma boa variedade para atender todos os tipos de cliente.

 

O ideal é que o cliente entre na loja e encontre o produto que quer, contudo, um estoque exagerado não é bom.

 

Para aumentar as chances de acertar na sua escolha visite as lojas concorrentes e veja a quantidade que eles possuem de materiais no estoque e nas gondolas da loja. Busque os 10 mais parecidos com a estrutura que você quer montar e faça uma média.

 

4 – Estrutura

A estrutura é uma das áreas que exigem maior atenção na hora de montar uma loja de materiais elétricos. Por exigir atenção dobrada nos mínimo detalhes, separamos na quatro categorias a seguir:

 

Área de Vendas

 

A área de vendas é o salão de atendimento da sua loja, é lá que os itens como prateleiras, gondolas, carrinhos, produtos e preço estarão. Além de possuir um espaço de agradável circulação, os clientes devem conseguir encontrar o que precisam com facilidade.

 

Uma dica complementar é na entrada da loja colocar um panfleto com o catálogo de todos os itens disponíveis a venda. Desta forma o cliente pode escolher sozinho e solicitar direto para o vendedor.

 

Caixa

 

Possuir uma área de pagamento eficiente também é crucial para o sucesso do seu novo empreendimento. Hoje em dia, as lojas mais modernas aceitam múltiplas formas de pagamento como cartões de crédito, débito, dinheiro e barras de ouro. Os equipamentos vitais para um caixa são computadores, caixa registradora e um funcionário e/ou totem para receber o pagamento.

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Área de depósito

Ok, agora você já comprou o estoque inicial da sua nova loja, agora você precisa de uma área para servir de deposito para todo esse material, não é mesmo?

 

Itens que são perfeitos para essas condições e podem muito te ajudar são as prateleiras e estantes de aço inoxidável. Ter uma estrutura de organização voltada para a eficiência do colaborador pode ser um ponto chave no sucesso de uma Distribuidora de Materiais Elétricos.

 

Pessoal

O empreendedor é a cabeça de um negócio. Sabendo disso é claro que na hora de começar você vai precisar de funcionários para te ajudar. Se você estiver pensando em montar apenas uma pequena lojinha de bairro apenas 1 funcionário deve atender bem suas demandas.

 

Mas se no seu caso uma loja de médio a grande porte seja sua realidade, você vai precisar montar uma equipe completa para atender todos os clientes com excelência. Considere ter ao menos 5 funcionários fixos: caixa; atendente; estoquista; Limpeza e Gerente.

 

Exigências da Lei

 

Veja só, antes de realmente colocar seu negócio para funcionar, você deve verificar junto a Prefeitura da sua cidade se seus documentos da empresa e do local estão em ordem; Digo em questão de vistorias, licenças e alvarás.

 

Após esse guia incrível a tarefa de abrir a loja de materiais elétricos ficará mais fácil. O que você achou das nossas sugestões? Te ajudaram?

 

Confira algumas dúvidas frequentes de nossos leitores;

 

Dicas De Como Lucrar Com Uma Loja De Materiais Elétricos

O segredos que poucas empresas do setor elétrico revelam para prosperar é de manter uma grande variedade de marcas e produtos. A melhor decisão para você tomar neste caso é ter produtos que variam desde o mais caro até o mais barato e que sua loja possua de tudo um pouco. Esqueça ter poucos produtos em grandes quantidades. Foque em ter a maior disponibilidade de materiais elétricos possíveis. 

 

Essa estratégia vai criar uma sensação de preenchimento na mente do cliente e ele irá acreditar que para qualquer eventualidade, ir a sua loja será a melhor opção para receber atendimento.

 

Agora a dica mais valiosa de todas e que muitos novos donos de negócio torcem o nariz é trabalhar com cartão de crédito. Aceitar essa forma de pagamento torna seu negócio acessível para milhões de pessoas que amam pagar no crédito e acumular pontos com as operadoras de cartão. Normalmente as taxas são de no máximo 5% e você é claro pode repassar esse aumento para o cliente final.

 

Antes de montar a loja de materiais elétricos, visite concorrentes e converse com representantes comerciais da região. Você pode até mesmo perguntar para outros proprietários para saber quais itens colocar à venda.

 

A lista de material é gigantesca em produtos e marcas e você encontra itens de todos os valores, indo de pequenos itens de R$ 0,20 a ferramentas mais sofisticadas que podem custar até R$1000. Procure saber o básico, o que precisa ter na loja sempre as mercadorias que geram maior fluxo de caixa, o que é um extra e o que é menos pedid. O mais importante desta dica é estar por dentro do mercado e o tipo de cliente que te dá maior retorno financeiro.

Loja de materiais elétricos é bom negócio?

Muitos empreendedores ficam em dúvida se realmente vale a pena abrir uma loja para vender materiais elétricos, sendo que já existe grande concorrência e várias super lojas de materiais de construção que vendem todo tipo de material do segmento.

 

A resposta é que sim, é um bom negócio abrir uma loja de materiais elétricos, tendo em vista que o cliente final sempre como cliente vou preferir uma distribuidora próxima a mim. Além do mais você também pode se diferenciar na marca de produtos, qualidade de atendimento e se possível até trabalhar com preços inferiores ao dos concorrentes..

 

Loja de materiais elétricos dá dinheiro?

Sim, é bastante provável que você ganhe acumule muito dinheiro ao longo dos anos como empresário do setor elétrico. Mas afirmar em quanto tempo você vai ter retorno e quanto vai receber de salário é impossivel afirmar

 

Segundo os números passados pela Portal Distribuidora, o faturamento médio de uma loja de médio porte gira me torno de R$50 a R$100 mil por mês. No entanto, o lucro real da empresa geralmente é cerca de 20% a 30% deste montante.

No início é claro, você pode encontrar dificuldades para encontrar novos clientes, afinal o dinheiro que entra muitas vezes é necessário para reinvestir para que o negócio continue crescendo. 

 

Uma coisa é certa: nos primeiros 2 anos você vai trabalhar muito e receber apenas o necessário.

 

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