Se a transformação digital já estava acontecendo extremamente rápido nos últimos anos, a pandemia do novo coronavírus (Sars-CoV-2) acelerou ainda mais esse processo.
Muitos negócios foram obrigados a entrar para o mundo digital sem muito preparo e antecipação, em um movimento para sobreviver aos prejuízos financeiros gerados pelo distanciamento social durante a pandemia. Mas as mudanças não pararam por aí.
O crescimento sem precedentes do trabalho remoto impôs às empresas o investimento em tecnologia da informação para melhorar seus processos em um cenário totalmente digital. Planejar o futuro deixando para trás convenções antigas virou prioridade.
Confira cinco tendências de tecnologia divulgadas em estudo da Bain & Company.
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Ferramentas de experiência do cliente
A Bain apurou que 60% dos executivos entrevistados pela pesquisa afirmaram ter adotado ferramentas para aprimorar a experiência do cliente. O destaque vai para ferramentas que geram estímulos diferentes aos clientes e impulsionam neles a ação desejada pela empresa.
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Treinamento em novas tecnologias gamificado
A crescente demanda por profissionais proficientes em diferentes tecnologias e skills voltadas para o trabalho remoto obrigaram as empresas a reforçar o investimento em treinamento.
À distância, porém, o desafio de engajamento dentro dos treinamentos empresariais ficou ainda menor do que o usual, e diversas empresas iniciaram um processo de gamificação dos treinamentos para melhorar a aderência e o aprendizado por parte dos funcionários.
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Tecnologias de recrutamento
Para encarar o desafio de aumentar a diversidade dentro de suas empresas, muitos recrutadores passaram a utilizar ferramentas tecnológicas de recrutamento.
Removendo o viés preconceituoso implícito que pode estar presente em processos de contratação, as ferramentas analisam os profissionais com base em dados e ciência comportamental.
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Plataformas para otimização de cadeias de suprimentos e gerenciamento de cargas
Os desafios de gerenciar um grande volume de cadeias de suprimentos em diversas localizações geográficas fez com que muitos empresários notassem a dificuldade para atingir metas de custo – 75% dos entrevistados pela Bain admitem que suas empresas não alcançam essas metas.
Por isso, surgem plataformas que buscam conectar os dados das cadeias de suprimentos, substituindo técnicas manuais, planilhas e outras formas de controle que não fornecem a agilidade e visibilidade que grandes estoques e sistemas precisam.
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Dados e análises com visibilidade e como chave do negócio
Com o objetivo de tornar insights mais acessíveis para os funcionários, otimizando a tomada de decisão em todas as áreas-chave da empresa, dados compartilhados, também chamados de open data, têm se mostrado uma solução bastante procurada por executivos.
Segundo uma pesquisa da Harvard Business Review, 86% dos executivos entrevistados dizem que há em suas empresas a necessidade de melhor visibilidade para a tecnologia, possibilitando melhores decisões.
A análise de dados se tornou há alguns anos imprescindível para manter as empresas lucrativas e eficientes, garantindo o lugar da empresa no mercado.
Começando com o básico
Em todos esses cenários, fica clara a necessidade de uma equipe de tecnologia interna da empresa para ajudar na implementação de todas as melhorias que podem vir dessas novas ferramentas.
A construção de um time de tecnologia da informação, ou TI, como é mais conhecida a área, é hoje imprescindível para o funcionamento de uma companhia. Por isso, uma das tendências importantes para os próximos anos é a incorporação de uma equipe de TI. Ela deve ser formada por profissionais de desenvolvimento, segurança da informação e infraestrutura, e por isso é importante contar com profissionais formados em sistemas para a internet EAD ou presencial, sistemas de informação ou ser técnico em informática.
A equipe pode contar com um gerente de inovação, uma profissão que entra na lista de uma das mais cotadas para o futuro, que ajudará a organizar internamente como vão funcionar as implementações tecnológicas e como vai funcionar a equipe de TI.
Assim, o ponto inicial de qualquer inovação para o futuro consiste em reconhecer a área de tecnologia como um asset essencial não apenas para empresas da área, mas para qualquer companhia que deseja seguir as tendências de mercado para os próximos anos e se manter competitiva.