O reuso da água é um processo pelo qual a água passa para que possa ser utilizada novamente na empresa ou indústria. Neste processo pode haver ou não um tratamento da água, dependendo da finalidade para a qual vai ser reutilizada.
Por se tratar de um bem natural que está cada vez mais raro e caro, reutilizar a água é de fundamental importância para o meio ambiente e também para a economia das empresas, cidadãos e governos.
Exemplos práticos de reuso da água:
– Numa empresa, a água usada em processos industriais pode ser tratada numa estação de tratamento de água na própria empresa e reutilizada no mesmo ciclo de produção.
– Numa residência, água de banho pode ser captada e usada para lavagem de quintal e para dar descarga em vasos sanitários. Já existem sistemas a venda no mercado que fazem a captação, armazenamento e filtragem deste tipo de água.
– Água da rede de esgoto pode passar por um processo eficiente de tratamento e ser utilizada para regar jardins públicos, lavar ruas e automóveis e irrigar plantações. Esta água também pode ser devolvida à natureza para seguir o ciclo hidrológico.
É importante lembrar que essa água de reuso só pode ser usada para fins não potáveis. O encanamento deve ser separado e identificado devidamente, pois essas água deve passar por testes e monitoramento periódico.
Uma boa fonte de informação é a Resolução 54 do Conselho Nacional de Recursos Hídricos. Diante da possibilidade de encaminhar os efluentes gerados pelas empresas para estações de tratamento qualificadas, a água de reúso resultante pode ser destinada a cinco fins: urbanos, agrícolas, florestais, ambientais e industriais. Neste sentido, a água de reuso serve tanto para a geração de energia, refrigeração de equipamentos e irrigação de plantios como para limpezas de praças, ruas e galpões de empresas.
Confira mais dicas no vídeo 10 Dicas de Sustentabilidade – Reuso de água, disponível no Canal do Sebrae no Youtube.
Lembre-se também de se inscrever no Canal do Sebrae para acompanhar mais vídeos como esse.