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Sustentabilidade na moda

Sustentabilidade na moda

A reportagem “A jornada pioneira da Lojas Renner por uma moda mais sustentável” apresenta importantes lições de sustentabilidade para os pequenos negócios, a partir das práticas adotadas pela empresa em sua cadeia produtiva.

A Renner é uma das maiores varejistas de moda do Brasil e tem se destacado por suas iniciativas de responsabilidade socioambiental, que podem servir de inspiração para outras empresas.

Uma das principais lições de sustentabilidade que os pequenos negócios podem aprender com a Renner é a importância de adotar uma abordagem holística em relação ao meio ambiente. Isso significa que é preciso pensar além da redução do impacto ambiental na produção de bens e serviços, considerando também a responsabilidade social e a economia circular. A Renner tem adotado essa abordagem por meio de iniciativas como o projeto Re-Moda, que busca a reciclagem e a adoção de roupas usadas, e a linha Re-Botanic, que utiliza materiais sustentáveis em sua produção.

A necessidade de transparência em relação à cadeia produtiva e as práticas sociais e ambientais da empresa também podem servir de inspiração para ações que podem ser desenvolvidas nos pequenos negócios. A Renner tem sido transparente em relação a seus fornecedores e suas práticas, o que tem contribuído para aumentar a confiança dos consumidores em relação à empresa. Mais do que uma boa prática, a transparência hoje é requisito básico para atuação no mercado, e soma muitos pontos para promover a confiança dos clientes e construir uma imagem positiva no mercado.

A Renner também tem mostrado a importância de se adaptar às mudanças do mercado e às demandas dos consumidores. A empresa tem respondido à crescente demanda por moda sustentável e tem investido em iniciativas que atendam a essa demanda. Talvez essa não seja uma lição tão nova, porém é a primeira que deve ser feita para que os negócios consigam ter relevância e permanência no mercado.

Se você quiser ler a reportagem que inspirou este artigo, acesse o link abaixo:

https://exame.com/negocios/a-jornada-pioneira-da-lojas-renner-por-uma-moda-mais-sustentavel/

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Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista.

Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda.

Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York.

Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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