Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Sustentabilidade: como implementar em seu negócio

Sustentabilidade: como implementar em seu negócio

Há anos que se debate a sustentabilidade e cada vez mais as corporações têm participado ativamente nesses debates. Isso pode estar acontecendo por um interesse genuíno em melhorar as condições do meio ambiente ou então com fins comerciais.

 

Isso porque a crescente preocupação dos consumidores com os impactos dos seus hábitos de consumo faz com que a decisão de compra seja impactada pela forma como as marcas lidam com questões ambientais, então ser sustentável ajuda o meio ambiente mas  também faz bem para os negócios.

 

Um setor que tem sido bastante impactado por isso, positivamente, é o de energia solar, visto que a preocupação em utilizar fontes de energia renováveis somada aos altos preços da energia elétrica fez disparar a procura por placa de energia solar.

 

Diante disso é importante compreender que através da implementação de ações voltadas para a sustentabilidade é possível impactar positivamente uma importante parcela da população e com isso atrair clientes além de contribuir para o meio ambiente.

 

Continue a leitura para descobrir quais ações você pode tomar para incluir a sustentabilidade na rotina de sua empresa e fazer sua parte pelo bem do planeta.

 

  1. Reavalie processos

 

Especialmente se sua empresa for uma indústria, será preciso avaliar se seus processos estão em conformidade com a legislação vigente no que diz respeito a manejo de resíduos, emissão de gases e todos os aspectos que envolvam impactos ambientais.

 

Além disso, caso ainda não possua, busque saber como obter certificados e selos que comprovem que sua empresa de servomotor está de fato comprometida e age dentro da legalidade.

 

  1. Crie uma nova mentalidade

 

Para que as ações desenvolvidas em prol da sustentabilidade tenham sucesso é preciso que a equipe se engaje e entenda a necessidade de olhar com mais cuidado para este tema. 

 

Para isso pode ser necessário um trabalho de comunicação interna que vise aumentar a conscientização e o engajamento dos funcionários nas ações que venham a ser desenvolvidas.

 

Além disso, a própria equipe pode colaborar ativamente contribuindo com ideias e sugestões de melhorias que podem gerar impactos positivos no projeto de sustentabilidade, como o reaproveitamento de um armário de aço 2 portas que está sem uso, por exemplo.

 

  1. Uso consciente dos recursos naturais

 

Sabe-se que, de maneira geral, os recursos naturais são escassos e limitados, portanto devemos utilizá-los com sabedoria. E nesse sentido pequenas ações, quando feitas de forma constante, podem gerar importantes resultados.

 

Por isso reduza o uso de materiais descartáveis, as impressões que podem ser substituídas por arquivos digitais e também avalie o consumo de energia de equipamentos antigos e estude a possibilidade de substituí-los, isso pode inclusive reduzir a conta de energia no fim do mês.

 

  1. Crie parcerias estratégicas

 

Busque trabalhar com empresas que tenham sustentabilidade como um de seus valores, seja na hora de encontrar fornecedores, prestadores de serviço ou parceiros comerciais.

 

Ter a imagem de sua empresa associada a outras empresas que também se preocupam com o meio ambiente é muito positivo e pode gerar parcerias muito duradouras e benéficas inclusive.

 

Quando se fala sobre sustentabilidade muitas pessoas acreditam que é necessário grandes ações e ideias revolucionárias para que se faça a diferença, esperamos que neste artigo tenhamos demonstrado que na verdade é bem simples implementar a sustentabilidade na sua empresa e desejamos que você coloque isso em prática.

 

Conteúdo produzido pela equipe do Soluções Industriais. 

You must login to add a comment.

Posts relacionados