Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Sustentabilidade ambiental em eventos

Sustentabilidade ambiental em eventos

sustentabilidade em eventos

Ser sustentável é sinônimo de ser competitivo no mercado atual e no segmento de evento não pode ser diferente. As Olimpíadas de 2016 estão chegando e com elas muitas oportunidades voltadas. Desta forma, inclua em seus projetos e orçamentos ações que ajudem a diminuir o impacto ambiental gerado pela realização dos seus eventos.

Atualmente, o mundo tem se voltado para uma questão desafiadora: desenvolvimento com respeito ao meio ambiente. No setor de produção de eventos, essa ótica não é diferente.

Além de contribuir com a sustentabilidade do planeta, os empresários da área devem ter em mente que desenvolver um evento tomando cuidado com questões ambientais pode gerar resultados positivos para a marca da empresa e do próprio projeto.

Sendo assim, o ideal é que as produtoras, os artistas e os organizadores dos eventos já incluam em seus projetos e orçamentos ações voltadas para a sustentabilidade ambiental.

Confira algumas estratégias que podem ajudar que seu evento se torne um amigo do meio ambiente:

  • Opte pela neutralização do carbono: a neutralização da emissão de carbono se tornou uma das medidas mais utilizadas pelos organizadores e gestores de eventos. Ela se dá por meio do plantio de árvores correspondente a quantidade de gases de efeito estufa que são emitidos pelo evento. Ou seja, quanto maior a feira, mostra, exposição ou show, mais árvores deverão ser plantadas para captar CO2 e armazená-lo em forma de biomassa, retirando assim os gases da atmosfera.
  • Utilize lixeiras de coleta seletiva: durante os eventos, o ideal é que se disponibilize para o público lixeiras de coleta seletiva, o que incentiva a separação do lixo e possibilita que esse lixo seja enviado para reciclagem posteriormente.
  • Doação de lixo para cooperativa de reciclagem: faça uma parceria com uma cooperativa de reciclagem e doe o lixo gerado pelo evento.
  • Evite desperdícios durante a produção: muitas vezes, na correria de uma produção, consumimos muito sem necessidade. É o caso, por exemplo, da utilização de papéis ou até mesmo de impressão de muitos documentos. O ideal é passar para toda a equipe de trabalho que é importante pensar antes de consumir qualquer tipo de material sem necessidade. O mesmo caso pode acontecer com a utilização de descartáveis de plástico, inclusive durante o evento. Opte por materiais mais ecológicos.
  • Utilize meios digitais de divulgação em detrimento dos impressos: na hora de divulgar seu evento, faça um cálculo do que realmente é necessário imprimir como folders e cartazes. Caso possa optar pela divulgação pela internet, como site, e-mail marketing e redes sociais, utilize essas estratégias como prioritárias.
  • Opte por energias limpas durante o evento, se for possível.
  • Escolha brindes ecológicos: caso seu evento conte com a doação de brindes, confira dos ecológicos existentes no mercado. Hoje, existe uma variedade grande de produtos oriundo de materiais reaproveitados que são úteis, interessantes e que vão fazer com que sua marca tenha boa visibilidade perante seu público.

Conheça também o Canal do Sebrae no Youtube e confira vários vídeos com dicas.

You must login to add a comment.

Posts relacionados