Trabalhar com vendas por telefone continua sendo uma ótima opção e os resultados são muito interessantes. Todavia, saber preparar seus colaboradores é essencial para manter o sucesso das vendas.
Para cada tipo de ligação é preciso assumir uma postura diferente e criar esse script é o que diferencia uma empresa que vende muito de outra que dificilmente consegue bater suas metas.
E fique sabendo: as vendas por telefone têm uma vantagem sobre outras interações, pois ocorrem em tempo real, dando ao vendedor a opção de reverter situações e encantar o cliente.
Para te ajudar a aproveitar o que há de melhor nesta poderosa ferramenta de vendas, nós pesquisamos dicas valiosas que vão transformar os resultados da sua empresa.
Como definir uma estratégia de vendas por telefone?
Para vender mais pelo telefone é importante definir qual é o tipo de conexão que sua equipe fará com o cliente.
Trata-se de um contato com um novo lead? Uma ligação com alguém que já fez contato com a empresa anteriormente? É um pós-venda? Ou está acompanhando um cliente em potencial?
Sabendo qual será o tipo de ligação, é hora então de determinar outros pontos importantes para a estratégia de vendas por telefone, como o horário para ligar, qual é a meta da chamada, como os seus concorrentes estão trabalhando e quais podem ser as objeções que o cliente poderá criar do outro lado da linha.
Quem conhece o próprio cliente sabe como definir esses pontos e isso será muito útil para as dicas a seguir que irão direcionar melhor as ligações da sua equipe de agora em diante.
Dicas e truques para melhorar as vendas por telefone
Muitas empresas pecam por não saber criar estratégias de vendas por telefone e isso pode estar acontecendo com você.
Por isso, separamos algumas dicas interessantes para te ajudar a vender mais.
Introdução interessante
A primeira impressão é a que fica! Sendo assim, não perca tempo ao se apresentar e dizer qual é o objetivo daquela ligação.
Trate o cliente pelo nome para mostrar que é um contato único e totalmente personalizado. Em seguida, informe o que ele irá ganhar ao permanecer na linha para ouvir o que você tem a dizer.
Tenha um script
Caso sua empresa ainda não trabalhe com script, essa é a melhor hora para criar um que possa melhorar a conversão das vendas ou reter os clientes.
Para isso, planeje os principais pontos de fala e anteceda pontos que o ouvinte pode levantar durante a ligação.
Vai vender um empréstimo consignado para beneficiários do INSS? Então mostre logo de começo quais são os diferenciais da proposta para que o cliente tenha interesse em contratar o crédito com você.
Tenha o controle da ligação
É importante estar preparado para qualquer desculpa do cliente em rejeitar a ligação.
Sendo assim, torne a chamada menos intimidante e mais convidativa, assim ele dificilmente irá querer desligar sem antes ouvir a sua oferta.
Autenticidade é a chave do sucesso nas vendas por telefone
Procure desenvolver uma conexão positiva e sincera com quem está do outro lado da linha.
Mas lembre-se: A construção de um relacionamento autêntico com um cliente em potencial pode começar durante o telefonema inicial, mas continua no processo de acompanhamento desse contato nas futuras ações da empresa.
Vender por telefone tem vantagens
Para quem sabe como fazer, é possível ter muitas vantagens ao trabalhar com vendas por telefone.
Essas dicas vão te ajudar a guiar conversas que terminarão com resultados positivos, aumentando suas vendas e melhorando o posicionamento da sua empresa no mercado.