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SEO e SEM: o que é e qual aplicar?

SEO e SEM: o que é e qual aplicar?

SEO e SEM: o que é e qual aplicar?

A maioria das pessoas já realizaram alguma pesquisa nos buscadores e perceberam que os primeiros resultados da são compostos por anúncios, entendo o que é SEM E SEO e como aplicar.

O que é SEO?

Search engine optimization é um posicionamento orgânico nos buscadores, ou seja, uma relevância que acontece de forma natural.

Ele acontece quando é pesquisado uma palavra-chave, o nome de uma empresa e aparece nas primeiras opções abaixo dos anúncios.

Essa técnica é usual desde quando os buscadores começaram a ser usuais.

Para fazer SEO é necessário ter um site com a estratégia bem-feita, a estrutura bem otimizada, para que o buscador reconheça que você tem a possibilidade de aparecer nas primeiras 10 opções.

Hoje em dia a geolocalização, o índice de qualidade da página e do conteúdo, ele gera um termo chamado de relevância para quem está procurando.

O buscador sempre vai optar por opções mais relevantes, essa estratégia é baseada em cima do comportamento do consumidor que está navegando.

A estratégia SEO hoje em dia é muito mais complexa, porque é necessário ser relevante para todas as pessoas que te procuram, ela demanda um pouco de tempo.

Existem casos que funcionam através de ranqueamento rápido principalmente quando não há concorrentes.  Mas quando a concorrência é muito grande, o tempo é muito maior para conseguir um bom posicionamento.

Quando se começa um projeto é legal que faça as técnicas de SEO para no futuro conseguirem posicionamento.

 Mas existem duas técnicas que são muito interessantes para buscadores, o SEO e o SEM.

O que é SEM?

Search engine marketing, por tradução, significa marketing de busca. É quando você cria campanhas para patrocinar o site.

Ele irá aparecer nos resultados de busca como uma campanha paga com nome pequeno escrito anúncio, literalmente nas primeiras linhas.

Quando essa campanha é feita, ele tende a ficar nas primeiras colocações da busca, dependendo das palavras chaves que você irá colocar.

Ou é possível criar campanhas específicas para as redes sociais, como por exemplo:

  •  Facebook;
  •  Instagram;
  •  YouTube;
  •  Pinterest.

Esses anúncios hoje em dia têm mais relevância do que o SEO, porque o buscador colocou o volume de anúncios muito grande e o engajamento, com mais performance. Se começar uma estratégia, é importante fazer híbrido, ou seja, utilizar tanto SEM e SEO.

Através do SEM, a pessoa pagará o crédito ele colocou na campanha e o SEO irá conseguindo com o tempo.

O SEO também é válido, porque tem pessoas que fazem uma não querem apenas 4  opções de sites, e sim 10 empresas, então automaticamente ele vai sair do pago e ir no orgânico.

Inbound Marketing

Existe outra estratégia para fugir um pouco do anúncio, que é fazer textos, que geram autoridades e muitas vezes a pessoa pode tirar dúvidas através desses textos.

Assim, ela vê que a empresa tem autoridade na escrita e pode acabar se convertendo à venda. Se o site não for responsivo, o buscador não irá oferecer você com frequência para quem procura do produto.

 Se não estiver preparado para ser acessado você perde um engajamento muito grande.

CRM no site

O CRM Significa customer relationship management, que por tradução,  bom relacionamento com o cliente.

O CRM gratis visa a satisfação e a fidelização deles através de um processo bem organizado, o que ajuda a reduzir os custos da empresa e escalar os resultados.

O CRM funciona basicamente como um banco de cadastro dos clientes e das ações que foram feitas com eles.

Então, se você cadastrar um cliente dentro do CRM e faz uma ligação para ele, ali dentro terá todas as ações feitas,  ajudando a identificar quais atividades deram certo para que consiga inseri-las num processo de vendas mais assertivo.

Dentro do CRM, existe o pipeline de vendas, onde é possível visualizar todos os contatos que estão em algum nível de negociação.

Dentro dele, é possível verificar as ações com o cliente e principalmente o que ele faz dentro do site.

Com os insights, existe a possibilidade de visualizar o que o cliente pesquisa, em quais partes do site ele entra,  pelo que ele busca e o que lhe interessa.

Através dessas informações, com o sistema CRM,  é possível nutrir uma base de dados extremamente rica e sólida.

Será possível ver se os anúncios realmente estão sendo relevantes, fazendo a mensuração de quantas pessoas entram e quanto tempo elas permanecem dentro do site.

Dependendo da situação, ou do que o cliente busca, é possível até mesmo ter novas ideias para a criação de novos produtos.  E através do CRM operacional, é possível ajustar algo se estiver errado ou se tiver satisfatório para o cliente.

Sendo assim, será um pouco mais fácil seguir as estratégias e analisar a relevância.

É importante que de todas as formas as empresas deixem nos sites algum meio para os leds colocarem em seu contato ou ter alguma interação com a empresa.

Os leads são possíveis clientes, e dependendo do engajamento, e do visual do site, é possível fazer um bom controle de leads tornando os clientes fidelizados. 

Qual utilizar, SEM ou SEO?

Ambos são estratégias extremamente competentes, que podem ajudar o engajamento de seu site.

Para realizar uma boa otimização, as pessoas podem optar por fazerem e utilizarem as duas estratégias, tanto pagar para fazer uma companhia de anúncio quanto deixar que ela seja de forma natural.

Se a pessoa tiver com mais pressa, o SEM será fundamental, porquanto o SEO irá demandar uma quantidade considerável de tempo.

Mas de acordo com cada situação, ambos serão eficientes. Com essas estratégias é garantido o engajamento do site.

 

Conteúdo originalmente desenvolvido pela equipe do blog Markplan, site voltado 

para a veiculação de conteúdos relevantes sobre estratégias de negócios, pensados para abranger informações e novidades relacionadas aos maiores segmentos empresariais.

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