CADASTRAR

Entrar


Senha perdida

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por email.

Adicionar pergunta

CADASTRAR

Você pode se cadastrar gratuitamente no site. Basta clicar em CRIAR UMA CONTA e seguir o passo a passo.

Segmento pet: conheça serviços e produtos diferenciados neste mercado que não para de faturar

Segmento pet: conheça serviços e produtos diferenciados neste mercado que não para de faturar

Segundo os números mais recentes do Censo Pet Brasil, realizado pelo Instituto Pet Brasil e com base em dados coletados pelo IBGE, o Brasil soma impressionantes 139,3 milhões de animais de estimação: 54,2 milhões de cães, 39,8 milhões de aves ornamentais, 23,9 milhões de gatos, 19,1 milhões de peixes e 2,3 milhões de outros animais como pequenos mamíferos e répteis

De acordo com o Euromonitor, especialista em relatórios de inteligência de mercado, o Brasil já é o segundo maior mercado pet do mundo (6,4% de participação global) atrás apenas do Estados Unidos.

Somente em 2018, o segmento de produtos e serviços para os animais de estimação movimentou R$ 20,3 bilhões. As estimativas de crescimento do setor continuam altas.

Particularidades do mercado

Ainda de acordo com o Censo Pet, quase metade dos animais de estimação estão concentrados na região sudeste (47,4%) e os demais estão concentrados no Nordeste (21,4%), Sul (17,6%), Centro-Oeste (7,2) e Norte (6,3%).

O relatório Mercado Pet Brasil 2019 da ABINPET (Associação Brasileira de da Indústria de Produtos para Animais de Estimação) revelou que dos 20,3 bilhões arrecadados em 2018, 73% foram gastos com pet food, 17,7% em pet care e os 8,4% restantes nos chamados pet care, serviços diversos voltados a esse público especial.

Conheça algumas modalidades que se diferenciam e se destacam entre os tutores brasileiros. Vale ressaltar que quem deseja apostar nesse nicho deve contar com supervisão e conhecimento especializado e um planejamento de mercado estratégico.

Alimentação pet saudável

Existe uma tendência a substituir a ração seca industrializada para cães e gatos por uma alimentação natural. Alguns especialistas defendem que a ração industrializada pode estar relacionada ao surgimento de doenças renais, hepáticas, urinárias, alergias, diabetes e até obesidade em cães e gatos.

Por isso, muitos profissionais e empresas estão se especializando para oferecer refeições mais naturais naturais aos pets. Mais artesanais e feitas com ingredientes naturais, as marmitinhas pet precisam oferecer um cardápio balanceado e com a supervisão nutricional de um veterinário.

Acessórios e vestuário pet criativo

Se até pouco tempo atrás as roupinhas para pets serviam apenas para aquecê-los e espantar o frio, hoje as coisas estão diferentes e cada vez mais fashions.

Buscando individualizar o estilo de seus pets, tutores não costumam economizar em camisetas, vestidos, bandanas, tiaras, acessórios capilares, calçados e até capas de chuvas e mochilas para seus cães e gatos.

Planos e serviços funerários

Como para a maioria dos tutores seus companheiros animais fazem parte da família, nada mais compreensível do que tratar um momento tão difícil como sua perda nos moldes dos rituais funerários humanos.

Já existem cemitérios especializados em receber animais e até planos funerários pet que podem incluir sepultamento, cremação até as devidas homenagens com coroa para velório durante a despedida de um animal de estimação.

Creche canina

As creches para cães e hoteis para gatos proporcionam não apenas a segurança e o bem-estar dos pets, mas também uma rotina de aprendizado, diversão e cuidados especiais.

A depender da estrutura, carga horária da estadia e pacotes de cuidados oferecidos, as creches caninas podem oferecer muito mais do que um local seguro, ministrando adestramento, terapias comportamentais, cuidados especiais veterinários, banho, tosa, acupuntura, piscina e a interação saudável e supervisionada entre os animais. Eles gastam energia, se alimentam, descansam e voltam para casa bem tratados e felizes.

Yoga e Massoterapia

Importada dos Estados Unidos, a Doga, ou dog yoga, nasceu para colocar cães e seus donos juntos em sintonia durante a realização desse exercício físico que traz benefícios para o corpo e mente. É importante ressaltar que a prática deve ser supervisionada por um especialista e realizada em local apropriado para humanos e amigos de quatro patas.

Já as massagens realizadas por massoterapeutas especializados em animais podem ser indicadas não apenas para alívio do estresse e ansiedade, mas também como terapia complementar para melhorar a saúde dos pets.

Compartilhe esse conteúdo em suas redes sociais!

Deixe um comentário

Sobre Daniella PimentaNovo na comunidade