Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Saiba se você está pronto para se tornar um gestor de uma empresa

Saiba se você está pronto para se tornar um gestor de uma empresa

Você tem vários anos de experiência, dedicou seu tempo, suor e lágrimas e, pelos seus cálculos, é sua vez de subir para uma posição de liderança.

 

Primeiro de tudo você precisa entender que só porque passou por cargos de liderança em sua carreira, isto por si só não significa que possa estar pronto para gerenciar um setor ou uma empresa inteira. A administração na verdade vai muito além disso. Primeiro porque você estará diretamente ligado ao sucesso e fracasso de todo um negócio, e não apenas parte dele.

 

Um conselho que podemos dar a você é que não comece a administrar a não ser que já tenha experiência nisso. Há várias formas de você ter tido esta experiência, seja em casa, com sua própria rotina, ou seja em seu trabalho, administrando pequenos recursos da sua equipe ou setor em geral. A administração, ou gestão, é exercida diariamente por todas as pessoas nos mais diferentes níveis.

 

Para garantir que você esteja se colocando na luz certa, aqui estão algumas dicas para você entender se está de fato pronto para um cargo de gestão ou ainda montar o seu próprio negócio:

 

1. Seja um solucionador de problemas

Os gestores não esperam apenas que lhes digam o que fazer – eles pensam estrategicamente sobre o que precisa ser feito e então o fazem. Com isso, toda vez que encontrar um desafio, não espere que alguém possa solucionar tal problema. Seja você a solução, ou pelo menos a maior parte dela.

 

Pensando em um exemplo, digamos que você trabalhe no meio digital, e o tráfego do seu site esteja nulo. Você pensará em procurar ajuda de uma empresa profissional de SEO que possa solucionar esse problema, correto? Mas isso não pode impedir que você procure entender como o tráfego funciona e quais soluções você mesmo, ou a sua equipe,  poderia tomar a respeito disso.

 

É óbvio que muitas vezes não poderemos simplesmente solucionar o problema por conta própria, por isso contamos com equipes e setores em nossas empresas. Mas se você puder pelo menos entender o que está se passando, e como poderia ser executada a solução, as chances de alguém te enganar são menores. Acredite que muitas empresas se dão mal por confiar no profissional errado. 

 

2. Aproveite pequenas oportunidades de gerenciamento

Uma das melhores maneiras de mostrar que você está pronto para um papel de gestão é encontrar pequenas maneiras de gerenciar pessoas ou projetos. Você desenvolverá suas habilidades de gerenciamento, é claro, mas, mais importante, você começará a ser visto como um líder de equipe.

Como já comentamos anteriormente, há pequenos detalhes no dia a dia de uma empresa que você poderá se fazer valer. Por exemplo:


Tente planejar um evento de confraternização ou seja voluntário com colegas de trabalho em um evento comunitário. À medida que você assume algumas responsabilidades (e segue com resultados bem-sucedidos), provará que está comprometido com sua equipe e fará o que for preciso para fazer as coisas.

3. Compreenda toda a empresa – não apenas sua função

Para ser um bom gerente, você necessariamente precisa conhecer muito bem a empresa como um todo. Se você tiver essa visão ampla, poderá pensar em melhores soluções para os momentos de crise na sua empresa.

 

Primeiro, aprenda o básico: aja como se você fosse um estranho pesquisando a empresa para uma entrevista e (se você ainda não estiver 100% familiarizado com eles) leia sobre a visão e os objetivos atuais da empresa. Em seguida, passe para o relatório anual mais recente e comunicados à imprensa para se aprofundar nas operações, estratégias e desafios da empresa. E não se esqueça de pesquisar seus concorrentes também, para ver exatamente onde você está classificado em seu setor.

 

Em seguida, considere seu conhecimento pessoal do funcionamento interno de sua empresa. Se houver uma área sobre a qual você não conhece muito – como finanças, recursos humanos ou gerenciamento da cadeia de suprimentos – apresente-se às pessoas desse departamento e pergunte se você pode acompanhá-las por uma tarde para aprender um pouco sobre o que elas fazem uma base diária. No caso do setor de finanças, por exemplo, acompanhar como se faz uma negociação de dívidas, pode ser interessante para você e seu conhecimento.

 

4. Seja Profissional

Por fim, ao pensar em como chegar ao próximo nível, lembre-se de ser exemplar no que faz agora. Você gostaria de um gerente que perde prazos, esquece de responder e-mails e fofoca sobre outros funcionários? Claro que não – e mesmo que você ainda não seja um supervisor, você também não deveria estar exibindo esses comportamentos.

 

Em vez disso, demonstre uma boa ética de trabalho sendo pontual e cortês com outros colegas de trabalho. Procure ter a reputação de alguém em quem todos possam confiar e aborde suas tarefas diárias com uma atitude positiva.

 

Eu sei, parece simples. Mas às vezes, é tudo sobre o básico. No final do dia, se você é a pessoa com quem seu chefe e colegas de trabalho sempre podem contar, você estará no caminho certo para subir de cargo.

 

 

 

Depois de aperfeiçoar as qualidades intangíveis de um líder – como responsabilidade, iniciativa, solução de problemas, visão e acompanhamento – você provará que pode agregar valor à sua empresa em uma posição de gerenciamento. Pode levar tempo, mas tudo bem: isso o colocará na luz perfeita quando surgir a oportunidade de uma promoção.

 

lucaswp

lucaswp

Sabe das coisas
Formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Estou sempre buscando informações sobre compliance e negócios. Meu objetivo é dirimir as dúvidas de empreendedores e encaminha-los para o melhor caminho dos negócios.

You must login to add a comment.

Posts relacionados