Muito se fala em estratégias de marketing para aumentar as vendas. Mas, já parou para pensar em aplicar o marketing de fidelização?
Afinal, um cliente fiel à marca tende a comprar com mais frequência na mesma empresa, logo, gera o aumento de faturamento e permite destacar o seu negócio em meio a competitividade acirrada.
Aliás, em tempos de crise, investir em estratégias de fidelização é fundamental, visto que possui o objetivo de gerar o relacionamento com o cliente.
Com a aproximação da marca aos consumidores, o cliente que se torna fiel à marca dificilmente vai optar por comprar produtos ou contratar serviços de outra empresa.
Dito isto, qualquer negócio, independente de qual for o segmento de atuação, como locatários de gerador de energia, varejos, e afins, podem aplicar o marketing de fidelização.
O objetivo do marketing de fidelização é, portanto, reforçar o envolvimento do cliente com a marca a fim de mantê-los conectados por mais tempo e de modo intenso.
Quer saber como atrair e reter mais clientes para a sua empresa com as estratégias de marketing? Continue a leitura e confira dicas valiosas para te ajudar!
3 dicas para aplicar o marketing de fidelização de clientes no seu negócio
Fidelizar os consumidores é uma excelente vantagem para as organizações, visto que estabelece um relacionamento e de modo recíproco.
Ou seja, para que um cliente compre os seus produtos, como etiquetas personalizadas, por exemplo, além de ser um produto qualificado, é importante que a marca demonstre que é fiel ao cliente, a fim do comprador compreender e se tornar fiel à marca. Veja a seguir 4 dicas para atrair e fidelizar os clientes na sua empresa.
1. Saiba para quem você vende
Pode parecer óbvio, mas saber quem são os seus clientes, qual é a preferência, hábitos, dor, entre outras informações, influencia na fidelização de clientes.
Afinal, é preciso identificar esses fatores para construir confiança com seus consumidores. Feito isso, saiba como a sua empresa pode atender às necessidades dos compradores, seja em relação ao produto, opções de canais (online e offline) para realizar a compra, formas de entrega, preço, e assim sucessivamente.
2. Engaje os consumidores com sua marca
Após levantar as informações sobre as preferências do cliente, permitirá à empresa tomar decisões assertivas em relação às estratégias.
Suponhamos que um cliente busque por pistola de pintura pulverizadora. Mas, precisa utilizar o equipamento no mesmo dia. Nesse sentido, ao comprar online é preciso aguardar o prazo de entrega, mas se a marca oferece a possibilidade de comprar online e retirar na loja, ou seja, omnichannel, gera experiência positiva e o consumidor compreende que a marca se preocupa com ele.
Algumas ações positivas fazem com que os clientes engajem com a marca, gerando relacionamento mais próximo e positivo nas mídias digitais.
3. Um bom atendimento faz a diferença
Um bom atendimento não só faz a diferença para os clientes, mas também para as empresas.
Para aplicar o marketing de fidelização no atendimento, basta aplicar técnicas como:
- Atendimento humanizado;
- Agilidade e transparência;
- Respostas claras e objetivas;
- Prestar o suporte necessário;
- Entender o problema e buscar soluções.
Portanto, invista em treinamentos para a sua equipe de atendimento, pois as técnicas mencionadas acima incluem aplicações em chat, telefone, e-mail e redes sociais.
Esse artigo foi escrito por Thais Teixeira, Criadora de Conteúdo do Soluções Industriais.