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Responsabilidade social: os valores agregados aos serviços e produtos

Responsabilidade social: os valores agregados aos serviços e produtos

A transformação no varejo é tão ampla que muitas vezes pode deixar os empreendedores perdidos. Afinal, como acompanhar o mercado de consumo diante de mudanças tão rápidas e profundas? É necessário aprender este compasso e entrar na dança para atrair os clientes. O primeiro passo é arrumar a casa e incorporar os valores que o consumidor carece e valoriza atualmente.

Isto significa que o empreendedor deve ter alinhamento com as questões sociais do seu nicho e com as necessidades da sua vizinhança. De modo geral, a sustentabilidade, a inclusão social, a diversidade e as demandas locais devem estar presentes no radar de todas as empresas.

E o Mercado Livre já está dançando muito bem esta melodia. No ano passado emitiu um título verde no valor de US$ 400 milhões a serem usados ao longo de 5 anos em projetos de sustentabilidade, desenvolvimento social e inclusão financeira. O Mercado Livre já ajudou mais de 145 mil vendedores na regularização de suas empresas que, depois de um ano da formalização, aumentaram as vendas em 140% em média. As ações ambientais vão deste as embalagens (100% recicláveis), uso de energia renovável e o crescimento da frota elétrica. Confira os dados da reportagem neste link https://exame.com/esg/mercado-livre-brasil-lidera-frota-de-veiculos-eletricos-na-america-latina/ e aprenda alguns passos desta dança!

Marilú Freitas

Marilú Freitas

Consultora em VarejoSebrae
Proprietária da consultoria Plurall Retail, e com experiência de mais de 20 anos no varejo, adaptando as grandes estratégias do setor em linguagens e práticas acessíveis aos pequenos negócios, sou consultora, palestrante e conteudista. Trabalhei por 10 anos desenvolvendo e acompanhando projetos para aglomerados comerciais e centros especializados de comércio no Rio de Janeiro e durante 5 anos conduzi projetos focados no setor da moda. Desenvolvo e acompanho missões empresariais ao exterior, focadas em estratégias de negócios e design de lojas. Já realizei visitas técnicas a mais de 100 empresas do segmento de moda em Londres, Paris, Milão, Florença, Veneza e Nova York. Traduzir e interpretar as estratégias dos grandes negócios em linguagens e ações adequadas aos pequenos é o que move o meu trabalho. Sou sócia da Plurall Retail Consultoria Empresarial, administradora com MBA em Varejo pela USP, Design de Interiores pelo Senac Rio e Retail Design pelo Instituto Europeu de Design do Rio de Janeiro. Além de ter cursos livres pela Central Saint Martins, London School of Fashion, Instituto Marangoni, Institut Français de La Mode, Esmod e Columbia University.

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