A transformação no varejo é tão ampla que muitas vezes pode deixar os empreendedores perdidos. Afinal, como acompanhar o mercado de consumo diante de mudanças tão rápidas e profundas? É necessário aprender este compasso e entrar na dança para atrair os clientes. O primeiro passo é arrumar a casa e incorporar os valores que o consumidor carece e valoriza atualmente.
Isto significa que o empreendedor deve ter alinhamento com as questões sociais do seu nicho e com as necessidades da sua vizinhança. De modo geral, a sustentabilidade, a inclusão social, a diversidade e as demandas locais devem estar presentes no radar de todas as empresas.
E o Mercado Livre já está dançando muito bem esta melodia. No ano passado emitiu um título verde no valor de US$ 400 milhões a serem usados ao longo de 5 anos em projetos de sustentabilidade, desenvolvimento social e inclusão financeira. O Mercado Livre já ajudou mais de 145 mil vendedores na regularização de suas empresas que, depois de um ano da formalização, aumentaram as vendas em 140% em média. As ações ambientais vão deste as embalagens (100% recicláveis), uso de energia renovável e o crescimento da frota elétrica. Confira os dados da reportagem neste link https://exame.com/esg/mercado-livre-brasil-lidera-frota-de-veiculos-eletricos-na-america-latina/ e aprenda alguns passos desta dança!