Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Você precisa se logar para postar no Blog

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Sebrae Respostas Latest Articles

Residência com Classificação Hoteleira

Tudo começou na Irlanda. Um país europeu que passou a hospedar seus visitantes nas residências dos habitantes, que recebem diária na qual está incluído o serviço de café da manhã.

No Brasil, a hospedagem domiciliar Cama e Café foi introduzida em 2003 no bairro de Santa Tereza, no Rio de Janeiro, com vinte casas e hoje se multiplica por toda a cidade. Comemorando 10 anos de criação em 2013, a primeira rede brasileira já recebeu mais de 18 mil hóspedes, somando R$ 4 milhões de faturamento repassado aos anfitriões.

O modelo funciona por meio de uma central de reservas que estrutura e agencia a rede de residências para hospedagem. Esta central faz a ligação entre hóspede e anfitrião, fornece informações sobre residências e tarifas e cuida da efetuação dos pagamentos.

Na cidade carioca, a procura pela inscrição no sistema não para de crescer desde que foi anunciada como sede da Copa e das Olimpíadas. Sem dúvida, os eventos esportivos são grandes propulsores do movimento crescente de hospedagem domiciliar.

Mas esse tipo de hospedagem vem se expandindo para outras regiões brasileiras e levando oportunidades de negócios para muitas localidades. Além disso, movidas pela Copa do Mundo do próximo ano, as cidades-sede também já entraram nesse circuito, a exemplo de Salvador e Brasília.

Esta é uma atividade empreendedora para quem quer se apropriar das oportunidades da Copa, oferecendo um serviço que nasceu tendo como grande diferencial a possibilidade de o turista conviver diariamente com os habitantes locais, seus hábitos e sua cultura. Para que o meio de hospedagem tenha maior profissionalização e visibilidade da oferta para o público-alvo, a adesão ao Sistema Brasileiro de Classificação Hoteleira também é importante.

O que é a classificação?

O Cama e Café é um meio de hospedagem oferecido em residências com, no máximo, três unidades habitacionais, para uso turístico, em que o dono more no local e ofereça serviços de café da manhã e de limpeza.

Os meios de hospedagens são classificados por categorias que variam de 1 a 4 estrelas, de acordo com o atendimento a requisitos que são divididos em mandatórios (ou seja, de cumprimento obrigatório pelo meio de hospedagem) ou eletivos (de livre escolha do meio de hospedagem, tendo como base uma lista pré-definida).

A adesão ao Programa Cama &Café depende do atendimento de 100% dos requisitos mandatórios e de 30% dos requisitos eletivos (para cada conjunto de requisitos).

Para melhor compreensão dos requisitos, acesse a cartilha de orientação básica Cama & Café do sistema brasileiro de classificação de meios de hospedagem, clicando aqui.

 

Procure a unidade de atendimento do Sebrae mais próxima, localizando-a em http://www.sebrae.com.br e informe-se sobre como obter apoio.

 

Sebrae

Sebrae

Sebrae
Esse é o perfil institucional do Sebrae nessa comunidade. Quer saber mais sobre o Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas? Acesse: http://www.sebrae.com.br/sites/PortalSebrae/canais_adicionais/o_que_fazemos

You must login to add a comment.

Posts relacionados