Cadastrar

Entrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Desculpe!, Você precisa se logar para perguntar.

Você precisa se logar para postar no Blog

Que inventou a creme: história e curiosidade

Que inventou a creme: história e curiosidade

O creme dos cremes, espesso e saboroso, feito com ovos, leite, açúcar e aromas. Com este creme você pode rechear o pão de ló e fazer bolos ( como o bolo diplomático ) ou rechear os pastéis de nata.

E se você é um aventureiro gastronômico, muitas preparações derivam do creme: abaixo você encontra uma lista bem detalhada.

Mas quem foi o primeiro a criar o famoso “crème pâtissière”? ( é assim que os franceses chamam ).

Na web você encontrará opiniões muito conflitantes; aqueles que afirmam que é fruto de um erro, aqueles que o definem como um verdadeiro mistério .

O fato é que o creme está na pastelaria.

VOCÊ NÃO PODE FAZER DOCES SEM CONHECER O CREME!

As receitas são criadas por profissionais, você sabe. Mas quem foi o brilhante inventor dessa preparação de confeitaria?

Obviamente um francês, François Massialot.

François Massialot ( nascido em Limoges em 1660 e falecido em Paris em 1733 ) foi um importante cozinheiro de várias personalidades ilustres como Filipe I, Duque de Orléans (irmão de Luís XIV), o Duque de Aumont, o Cardeal d’Estrées e o Marquês de Louvois.

Autor de um livro muito interessante, definido pelos estudiosos da culinária como um dos primeiros dicionários culinários “:” Le cuisinier roïal et bourgeois “.

Em suas obras encontramos pela primeira vez receitas hoje consideradas tão básicas como crème brûlée, pasta de açúcar e creme.

Os britânicos posteriormente traduziram suas obras para ” The Court and Country Cook ” ( 1702 ), espalhando assim as receitas de Massialot por todo o mundo profissional.Massialot foi brilhante, ele até criou uma maneira de extrair ” tragacanto ” de cerca de vinte espécies de leguminosas. Com esta substância foi possível fazer pasta de açúcar ( que coloriu com corantes naturais como açafrão e íris azul ) para criar flores de açúcar.

Você quer a receita de creme clássico? CLIQUE AQUI

Os cremes que derivam do creme

Usando o creme como base é possível fazer inúmeros outros cremes. Os nomes são lógicamente em francês, entre os mestres da pastelaria clássica europeia. (as receitas pertencem às preparações clássicas, que infelizmente nos tempos modernos se tornaram confusas e algumas hoje são feitas de forma diferente).

  • Creme + Merengue Italiano = Creme Chiboust
  • Creme + Chantilly + Gelatina = Creme Diplomático
  • Creme + Creme de Amêndoas = Frangipane *
  • Creme + Chantilly = Creme Madame
  • Creme + Manteiga = Creme Mousseline

* também pode ser obtido criando um creme que em vez da farinha ” clássica ” ( ou amido ) inclui o uso de farinha de amêndoa

You must login to add a comment.

Posts relacionados