Cadastrar

Esqueceu a senha?

Perdeu sua senha? Por favor, indique o seu endereço de e-mail. Você receberá um link e criará uma nova senha por e-mail.

Sorry, you do not have permission to ask a question, You must login to ask a question.

Sorry, you do not have permission to add a post.

Please briefly explain why you feel this question should be reported.

Explique brevemente por que você acha que essa resposta é inadequada ou abusiva.

Please briefly explain why you feel this user should be reported.

Qual o futuro do empreendedorismo?

Qual o futuro do empreendedorismo?

O empreendedorismo sempre foi uma força motriz para o crescimento econômico em todo o mundo, seja para o setor alimentício, de máquina de corte a laser ou qualquer outro. No entanto, com as rápidas mudanças na tecnologia e na economia global, este futuro se tornou incerto e desafiador.

E foi pensando nisso que criamos este texto, que explora algumas das principais tendências que podem influenciar tal conceito. Ficou curioso? Então, siga conosco para mais detalhes.

Economia compartilhada

A economia compartilhada é uma tendência crescente em todo o mundo. Ela se baseia na ideia de que as pessoas podem dividir recursos, bens e serviços, em vez de possuí-los individualmente. Isso é facilitado por plataformas online que geram a conexão entre todos, ou seja, tanto quem quer alugar, quanto quem quer emprestar.

Essa tendência tem um impacto significativo no empreendedorismo, pois cria novas oportunidades de negócios para aqueles que estão dispostos a aproveitar as plataformas digitais. Por exemplo, o Uber e o Airbnb são empresas que surgiram dessa necessidade.

No fim das contas, se for bem gerida e analisada, até uma marca de purificador de ar portátil, que faz a purificação do ambiente, pode se beneficiar de um aplicativo que leva o projeto para um cliente que está próximo, por exemplo. É a comodidade e a facilidade que sua concorrência não dá para ele.

Inteligência Artificial

A Inteligência Artificial (IA) está em constante evolução e tem o potencial de transformar como os negócios são conduzidos. Ela permite que as empresas automatizem tarefas, analisem grandes quantidades de dados e tomem decisões melhores e mais informadas.

No empreendedorismo, a IA pode ajudar as empresas a entender melhor o comportamento do consumidor, personalizar a experiência do cliente e automatizar processos de negócios. Veja os chatbots, que são alimentados por IA para atender aos clientes de forma mais rápida e eficiente.

Tudo isso é tão imprescindível quanto a aquisição de um serviço de manutenção de caldeiras para o ramo de indústrias, ou seja, um não vive sem o outro.

Foco na sustentabilidade

A sustentabilidade é uma tendência crescente em todo o mundo, e as empresas estão começando a adotá-la como uma prioridade em suas operações diárias. A ideia é que operem de forma responsável, minimizando o impacto ambiental e social.

Essa tendência faz com que os empreendedores se concentrem cada vez mais em desenvolver soluções que não firam a natureza. Isso pode incluir a criação de produtos e serviços eco-friendly, bem como a implementação de práticas empresariais responsáveis.

Quer mais? Saiba que muitos clientes deixam de adquirir produtos e serviços ao descobrirem que certos conglomerados não estão ‘nem aí’ para as mudanças climáticas, efeito estufa e etc. Portanto, há a questão de lucratividade que fica junto a ética e o pensamento nas gerações futuras.

Trabalho remoto

O trabalho remoto é uma tendência que cresceu rapidamente devido à pandemia de COVID-19. Por exemplo, uma empresa de caldeiraria pode ter descoberto que quem é do setor de administração seguirá, sem prejuízos, em home office.

Ou seja, isso pode permitir que os empreendedores acessem uma força de trabalho global, sem as restrições geográficas dos negócios tradicionais, fazendo com que acessem talentos em todo o mundo, criem equipes no Brasil e fora dele e reduza os custos operacionais.

Apps que te ajudam a empreender

É bem verdade que os aplicativos não são mais o futuro, mas sim o presente. Todos nós ficamos com nossos smartphones várias horas por dia. Mas não dá para citar o empreendedorismo e não listar alguns. 

Esse trio que apresentaremos ajuda a gerenciar seus negócios, mas é importante fazer uma pesquisa e encontrar outros que atendam às suas necessidades específicas, se caso o Trello, o Evernote ou o Slack não lhe agradar.

  • Trello: é um aplicativo de gerenciamento de projetos que permite que crie listas, cartões e quadros para ajudá-lo a visualizar o progresso do seu projeto. Há opções de contas pagas e gratuitas e é espetacular e intuitivo;
  • Evernote: permite que capture e organize todas as suas ideias e pensamentos. Ele também tem recursos de colaboração para ajudar a trabalhar com sua equipe, ou, seja, ninguém ficará perdido ao longo dos processos;
  • Slack: é uma plataforma de comunicação em equipe que ajuda a manter todos conectados. Ele tem recursos de bate-papo, videoconferência e compartilhamento de arquivos para facilitar a comunicação. Assim como os seus concorrentes acima, têm planos gratuitos e pagos.

Ou seja, assim como tudo nesta nova sociedade que estamos vivendo, precisamos nos adaptar aos aplicativos, à gestão de tempo e estratégias de marketing que irão reter clientes e aumentar os lucros a curto, médio e longo prazo.

Lembrando que um empreendedor não pode ficar estagnado, mas sim, conferir tudo o que estiver à sua disposição. Tendências, feiras, feedbacks, networking e outras palavras deverão entrar em seu vocabulário para nunca mais sair.

Gostou do conteúdo? Então, conte para gente nos comentários e não deixe de acompanhar as novidades no blog e compartilhar nas redes sociais.

 

Este artigo foi escrito por Éder Pessôa, criador de conteúdo do Soluções Industriais.

You must login to add a comment.

Posts relacionados